Parlamento dos Jovens na Guarda [Sessão Distrital]

Educação Cidadania e Participação Informações e Serviços Juventude
28/03/2022

No dia 29 de março, o Município da Guarda vai acolher a sessão distrital do ensino básico do Programa Parlamento dos Jovens. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Tem por objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democráticos e os valores da democracia, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.

Finalizada a 1.ª fase do programa, que culminou com a aprovação do Projeto de Recomendação em cada uma das escolas participantes e onde foram eleitos os respetivos deputados à Sessão Distrital e o respetivo candidato à Mesa da sessão, inicia-se agora a fase das sessões distritais/Regionais que, no caso do distrito da Guarda, irá decorrer na Sala António Almeida Santos, na Câmara Municipal da Guarda, entre as 10h00 e as 18h00 do dia 29 de março.

Nesta sessão distrital, que conta com a presença de um Deputado da Assembleia da República, de representantes da organização da DGESTE/DSRC, do Instituo Português da Juventude e outras entidades, irão estar representadas 11 Escolas/Agrupamentos de Escolas do distrito da Guarda que elegeram os seus deputados para debaterem e aprovarem uma recomendação no âmbito do tema “Fake news - Que estratégias para combater a desinformação?”, que irá ser levada à Assembleia da Républica nos dias 9 e 10 de maio de 2022 .

Nesta edição do Programa Parlamento dos Jovens 2021/2022, com 967 escolas inscritas, estão ativamente envolvidos milhares de alunos, professores e respetivas comunidade educativas, tendo-se realizado diversas iniciativas e debates com a participação de Deputados da Assembleia da República e outras entidades que, deste modo, dão aos jovens a oportunidade de dar o seu contributo relativamente a possíveis caminhos a seguir para combater uma realidade tão atual como é a da desinformação/fake news.

Imagem: Parlamento dos Jovens na Guarda [Sessão Distrital]