Edifício do Hotel Turismo da Guarda vai ser vendido em hasta pública

06/04/2015

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças anunciou na passada quinta-feira, 2 de abril que vai vender, em hasta pública, no dia 30 de abril, o antigo edifício do Hotel de Turismo da Guarda, pelo valor de 1,7 milhões de euros.

A venda do Hotel, pertencente ao Turismo de Portugal, fica sujeita às condições de manutenção do seu uso turístico, através da instalação de um empreendimento turístico hoteleiro, pelo prazo de 30 anos, e à conclusão das obras de recuperação do edifício e início da sua exploração turística no prazo máximo de quatro anos, 'sob pena de o contrato ser resolvido'.

O presidente da câmara da Guarda, Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), em declarações à agência Lusa, referiu que o anúncio da venda do imóvel em hasta pública é um passo 'muito importante' para o futuro daquele edifício, que definiu como 'uma pérola da hotelaria nacional'. 'É muito importante, eu diria até determinante, para a solução que todos queremos: devolver o Hotel de Turismo à Guarda, à região e ao país', afirmou. O autarca referiu ainda que o processo chegou a um ponto em que 'é o mercado que vai ditar as suas regras'. 'E espero, [que o mercado] perceba que estamos perante um hotel que é conhecido do país inteiro e é uma pérola da Guarda. E, também espero, que as pérolas tenham o seu valor e que o mercado perceba isso e que amanhã possamos ter de volta o Hotel [de Turismo] à Guarda, à região e ao país', declarou.

Para Álvaro Amaro, a reabertura daquela unidade hoteleira 'constituirá o fim de um ponto muito negro da história da economia da Guarda'.

O Hotel de Turismo, localizado junto do atual edifício da Câmara Municipal, inaugurado na década de 1940, foi a primeira unidade hoteleira da cidade mais alta do país.

Fonte: Lusa

Imagem: Edifício do Hotel Turismo da Guarda vai ser vendido em hasta pública