Cultura Informações e Serviços
18/04/2022

Exposições, debates, mostras, publicações e roteiro integram o 5º Encontro “Imagem & Território” do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), apresentado em Conferência de Imprensa, a 18 de abril, na Câmara da Guarda. Da iniciativa constam 20 exposições, algumas das quais em locais não convencionais, e destacando-se a de José Saramago, com mais de 300 fotos inéditas tiradas pelo prémio Nobel, no ano em que se comemora o centenário do escritor, na Galeria Evelina Coelho; a Exposição Transversalidades é outro dos destaques na Galeria do TMG; e ainda a exposição/instalação de José Eduardo Agualusa com poemas e fotos de Moçambique, na Galeria Espaço#4. Estas três exposições são inauguradas a 23 de abril respetivamente às 15h00; às 15h45 e às 17h30. Os encontros decorrem entre 21 e 24 de abril na Guarda. Ficando as exposições patentes até ao final de maio. Um programa que o presidente da Câmara, Sérgio Costa, classificou de «inovador, inclusivo, dialogante e diversificado».

Serão ainda realizados debates, no Café Concerto do TMG, com transmissão nos canais do CEI (Youtube e Facebook), com Mostra de fotografias, por vários autores e ainda o Lançamento de Publicações como o catálogo 'Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2021' e o livro 'Território & Imagem. Textos de fronteira', de Jorge Gaspar. De referir ainda a apresentação do Roteiro Fotográfico 'Ambiente e Ruralidade', numa coorganização com o Fotoclube da Guarda. Trata-se de um 'percurso' fotográfico que pretende evidenciar os múltiplos cenários dos nossos territórios rurais e a diversidade da riqueza ambiental e paisagística, em linha com os principais objetivos do Encontro de rentabilizar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia. O percurso inicia-se em Famalicão da Serra e termina na aldeia de Trinta, locais onde serão inauguradas duas exposições do Fotoclube da Guarda.

Recorde-se que estes encontros decorrem do projeto “Transversalidades” e contam já com mais de uma década de existência dando destaque aos territórios transfronteiriços de baixa densidade, baseando-se no Conhecimento, Cooperação e Cultura. O valor estético, documental e pedagógico da fotografia é aproveitado com um duplo objetivo: combater a exclusão a que estão votadas vastas regiões por não lhes ser concedida qualquer visibilidade; promover o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta. Apela-se assim à importância da imagem nas sociedades contemporâneas para dar destaque e visibilidade aos territórios. Estes Encontros, focados na Imagem & Território, contemplam Exposições; Debates; Mostras de Fotografia; Lançamento de Publicações; e um Roteiro Fotográfico.

A iniciativa é uma parceria institucional que constitui do CEI (Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda) com a Aldeia de Crianças SOS – Guarda, Bombeiros Voluntários da Guarda, CERCIG, Ensiguarda - Escola Profissional da Guarda, Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, Escola Secundária da Sé, Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Fotoclube da Guarda, Fundação La Caixa/BPI, Fundação José Saramago, Junta de Freguesia de Famalicão da Serra, Junta de Freguesia dos Trinta, Unidade Local de Saúde da Guarda, EIZO e Fujifilm.

Programa completo aqui.

Imagem: Fotos inéditas de Saramago são destaque nos Encontros de fotografia do CEI, na Guarda