Comemorações do 25 de abril destacam: Abril, Liberdade e Juventude, na Guarda

Cultura Desporto Cidadania e Participação Informações e Serviços Juventude
19/04/2022

O Município da Guarda assinala o Dia da Liberdade, 25 de abril, com uma série de iniciativas englobando homenagens a título póstumo, exposições, música, torneios desportivos, sendo o ponto alto a sessão solene, este ano com o tema: Abril, Liberdade e Juventude.

As comemorações do dia da Liberdade terão início logo às 9h30, no Pavilhão Desportivo de S. Miguel e no Pavilhão INATEL com o Torneio de Basquetebol, numa organização da GuardaBasket. Seguem-se as comemorações protocolares com o Hastear da bandeira junto aos Paços do Concelho pelas 10h30. A iniciativa contará como habitualmente com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, de Gonçalo e de Famalicão da Serra. E logo depois terá início a Sessão Solene Comemorativa que este ano aborda “Abril, Liberdade e Juventude” e que contará com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, José Relva, de jovens guardenses convidados e do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa.

Depois da Sessão são inauguradas exposições com trabalhos das escolas e Associações Juvenis na Rósácea da Câmara Municipal e nos jardins José de Lemos e Frei Pedro, também elas subordinadas aos temas da Liberdade e da Juventude.

No período da tarde, o programa é retomado com Homenagens a Título Póstumo, a partir das 15h30 e até às 16h30, serão descerrados novos topónimos na cidade em homenagem a Daniel Vendeiro; Norberto Gonçalves e Segura Fernandes.

Já ao final da tarde, às 18h00, tem lugar no Estádio Municipal o Torneio dos Campeões, numa organização do Guarda Unida Desportiva.

As Comemorações do “Dia da Liberdade” terminam no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda com o concerto de Rodrigo Leão, às 21h30. O espetáculo assinala ainda o 17º aniversário do Teatro Municipal da Guarda.

Do cartaz destas comemorações fazem ainda parte integrante o 5º Encontro Imagem & Território: Fotografia sem fronteiras do Centro de Estudos Ibéricos com várias exposições, debates, mostras e lançamento de livros e que decorrem entre 21 e 24 abril, o 2º Torneio de Natação Guarda Cidae dos 5 efes no dia 23, e o espetáculo musical para as escolas do 1º CEB do concelho: “Mais Alto!” no dia 29 de abril, numa organização do Município da Guarda com a e Estrutura de Missão das Comemorações do quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. O espetáculo decorre durante a manhã no TMG.

Aqui fica o programa completo da iniciativa:

21 a 24 de abril

5º Encontro Imagem & Território: Fotografia sem fronteiras

Exposições | Debates | Mostra de Fotografia| Lançamento de Publicações

+Info: www.mun-guarda.pt

09H00 às 18H00

2º Torneio de Natação da Guarda Cidade dos 5 F’s

Org.: Associação de Natação Interior Centro Apoio: Câmara Municipal da Guarda

Piscinas Municipais da Guarda

9h30 - 12h00 | 14h00 - 18h00

Torneio de Basquetebol

Org.: GuardaBasket Apoio: Câmara Municipal da Guarda

Pavilhão Desportivo Municipal são Miguel

Pavilhão Inatel

Hastear da Bandeira

Praça do Município

Sessão Solene Comemorativa dos 48.º Aniversário do 25 de Abril

Sala António de Almeida Santos, Paços do Concelho

Inauguração da Exposição “Abril | Liberdade | Juventude”

Autoria das Associações de Estudantes das Escolas Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque, Associação Académica da Guarda, Ensiguarda, Federação das Associações Juvenis e Grupo Kaire Ictus

Câmara Municipal da Guarda | Rosácea

Inauguração da Exposição “Liberdade sem fronteiras”

Autoria dos alunos do Pré-escolar, 1.º CEB e IPSS do concelho da Guarda

Jardim José de Lemos | Jardim Frei Pedro

Homenagens a Título Póstumo

Descerrar de Topónimo Rua “Daniel Vendeiro”

Entre a Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro e a Rua da Malmedra

Descerrar do Topónimo Largo “Norberto Gonçalves”

Rua Francisco de Passos e a Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses

Descerrar do Topónimo Rua “Segura Fernandes”

Avenida Cidade de Salamanca, junto ao Pavilhão Desportivo Municipal São Miguel

Torneio dos Campeões

Org.: Guarda Unida Desportiva Apoio: Câmara Municipal da Guarda

Estádio Municipal da Guarda

Concerto Rodrigo Leão

Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda que assinala também a 25 de abril o seu 17º aniversário.

Espetáculo Musical “Mais Alto!”

Para as Escolas do 1.º CEB do Concelho

Org. CMG e Estrutura de Missão das Comemorações do quinquagésimo Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974

Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda

​​