Município da Guarda satisfeito com resultado da Guarda: CoLab-LogIn está na lista provisória da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Economia e Inovação Informações e Serviços Empresas
21/04/2022

O Comité Internacional de Avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia divulgou a Lista Provisória homologada com a classificação final do Concurso para atribuição do título CoLab – 5º conjunto de candidaturas. A Guarda consta da lista com o CoLAb-LogIn: Centro de Transferência de Tecnologia para a Inovação em Logística.

A Câmara da Guarda é parceiro do projeto e por isso o presidente da autarquia recebeu com muita satisfação a notícia. «Desde a primeira hora que a câmara apadrinhou este projeto. Desde logo, nas negociações em novembro e dezembro últimos com o Governo e no sentido de ter uma participação social ativa. E uma vez mais ficou demonstrado que a união faz a força e foi com todos a remar para o mesmo lado que foi possível integrar esta lista agora divulgada», refere Sérgio Costa. O edil refere para além do IPG do NERGA, da APAT e das empresas da Guarda do ramo da Logística, a importância da colaboração da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do ex-ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor para levar o projeto a bom porto.

Recorde-se ainda que a definição da localização do Porto Seco na Guarda veio reforçar ainda mais a aposta do concelho na Logística. Numa estratégia de território, a longo prazo e com os seus diversos parceiros: o IPG, o NERGA, a APAT e as empresas locais, principalmente as ligadas ao cluster da logística, entre outros, foram criadas as condições para o surgimento de um Laboratório de Logística na Guarda. Este laboratório irá produzir “ciência” e fornecer conhecimento e evidências para a definição de estratégias.

«A partir da Guarda vão ser produzidas novas tecnologias, podem desenvolver-se vários produtos ligados ao ramo da logística… da Guarda para a Região, para o País, para a Europa e para o Mundo. Foi esse o objetivo primeiro da criação deste laboratório. Agora o grande desafio será para que comece a funcionar, o quanto antes», refere Sérgio Costa.

Imagem: Município da Guarda satisfeito com resultado da Guarda: CoLab-LogIn está na lista provisór