Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Município da Guarda inicia largadas contra a vespa do castanheiro

Ambiente Informações e Serviços
14/05/2022
leitura do texto

​O Município da Guarda quer proteger o seu património Florestal, Ambiental e Agrícola, e por isso iniciou no final da passada semana, nos Meios, uma campanha às largadas contra a vespa das galhas do Castanheiro. Iniciativa que irá acontecer em várias freguesias do concelho e que decorre em colaboração com a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha (através de um protocolo).

Lembramos que a vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) é uma praga com elevado nível de perigosidade, provocando quebras na produção do fruto entre os 60 e 80 por cento. A luta biológica, através de ações de largadas de um parasita (Torymus sinensis) que tem como hospedeiro exclusivo a vespa das galhas do castanheiro, tem sido até ao momento o processo mais eficaz no controlo desta praga. O nível de perigo requer uma forte articulação entre todas as entidades.

De salientar ainda que a castanha portuguesa é considerada um produto de excelência a nível mundial e que o castanheiro possui um papel preponderante na conservação dos sistemas agroflorestais e na cultura das populações.

Imagem: Município da Guarda inicia largadas contra a vespa do castanheiro