A Europa dos Escritores, Gonçalo M. Tavares, José Milhazes, Monstros, e outras estórias… na BMEL

Cultura Informações e Serviços
18/05/2022

Em maio e junho, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) apresenta um novo programa cultural à volta dos livros, dos seus autores e das leituras, sempre dirigido aos diferentes públicos.

Na agenda destes dois meses, destaque para o regresso do Ciclo de Conferências Internacionais 'A Europa dos Escritores' que apresenta já no dia 19 de maio, em sessões às 15h00 e às 18h00, a conferência de Sérgio Paulo Guimarães Sousa sobre 'A dualidade do campo e da cidade em Camilo Castelo Branco (A Queda dum Anjo e Coração, Cabeça e Estômago)'. Trata-se da primeira conferência deste ano no âmbito deste ciclo que tem Jorge Maximino como coordenador científico. Ainda em maio outro destaque, no dia 21, o escritor Gonçalo M. Tavares dinamiza um curso de escrita criativa às 14h00 e às 18h30 apresenta o seu livro 'Aprender a rezar na era da técnica'. Para assinalar o centenário do nascimento de José Saramago, Nobel da Literatura, a BMEL apresenta uma sessão de mediação de leitura, através do livro 'A bagagem do viajante', de José Saramago, por Alma Azul, dirigida ao público sénior, no dia 24 de maio, pelas 15h00. E no Clube de Leitura Guarda Livros desta vez o autor escolhido é Eduardo Lourenço, com o livro 'O labirinto da saudade'. A sessão terá lugar no dia 27 de maio - mês de aniversário do ensaísta e filosofo, mentor da BMEL - pelas 18H00. O Clube de Leitura é coordenado pelo médico João Barradas. No dia seguinte, 28 de maio, pelas 16h00, é apresentado o romance vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal: 'Os dentes do Tejo' de Evelina Gaspar - Encontro Nacional dos Mestres Alfaiates.

Junho será o mês das apresentações de livros na BMEL, Estão agendadas várias, a saber: no dia 4 'Antagónico' de Gabriel Gomes; no dia 11 'As Sombras de Uma Azinheira' de Álvaro Laborinho Lúcio; no dia 18 'A Mais Breve História da Rússia Dos Eslavos a Putin' de José Milhazes; no dia 24, em colaboração com o GIC, 'Descomplicar a Mente' de Rute Agulhas; e no dia 25, com organização de Rui Pissarra, '1882- O ano do comboio'.

Destaque ainda para os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que a BMEL assinala com uma exposição comemorativa que estará patente entre 17 de junho e 26 de agosto.

Para os mais novos, a BMEL expõe, até 3 de junho, 'Monstros entre nós', uma mostra com 35 Monstros saídos da imaginação dos alunos do 8º e 9º ano, num desafio da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Afonso de Albuquerque em articulação com os Grupos de Português e Educação Visual. Os jovens inspiraram-se nas leituras de 'Aquilo que os olhos veem' e 'O Adamastor' de Manuel António Pina e n' 'Os Lusíadas' de Luís de Camões. Para os alunos do 1º e 2º CEB, haverá 'Encontros de Arrepiar', a 30 de maio. A iniciativa decorre nas escolas, com os autores: Rui Correia e António F. Nabais. E para os dias 21 e 24 de junho haverá leitura encenada do livro 'O Lagarto' de José Saramago, pelo Aquilo Teatro, em várias sessões. Uma iniciativa inserida nas comemorações do centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura português. Ainda para o público mais jovem (jardins de infância), destaque para a sessão de contos de 'Histórias que cabem no ouvido', com a Cristina Taquelin, no 25 de maio e ainda para a 'Ronda de Contos' que a equipa da BMEL irá levar em junho a todos os Infantários Públicos do concelho.

E para o público familiar, a iniciativa 'Em família… na Biblioteca' traz: no dia 21 de maio 'História de um muro' teatro pela Companhia Faunos-teatro portátil; dia 11 de junho 'da Terra ao Mar', teatro pela Krisália; no dia 18 de junho há contos, música e yoga por Carla Moreira, baseada no conto 'Um nadinha apertadinhos' de Tracey Corderoy.

Estes são alguns dos destaques para os meses de maio e junho. Poderá consultar a agenda completa aqui.

Imagem: A Europa dos Escritores, Gonçalo M. Tavares, José Milhazes, Monstros, e outras estórias… n