Abertas Inscrições ao Prémio Eduardo Lourenço 2022

Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços
23/05/2022

Estão abertas as candidaturas à 18ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, galardão instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) destinado a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

As candidaturas poderão ser enviadas para o CEI até 23 de setembro. Os interessados poderão consultar o regulamento, bem como outras informações de interesse aqui.

O Prémio, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), será atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do CEI - Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca - e por outros oito elementos, representantes das Comissões Executiva e Científica do CEI e ainda quatro personalidades convidadas pela Direção.

Instituído em 2004, o Prémio tem vindo a distinguir personalidades e instituições de relevo de Portugal e Espanha: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009), César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012), Jerónimo Pizarro, Professor e Investigador (2013), Antonio Sáez Delgado, Professor e Investigador (2014), Agustina Bessa-Luís, Escritora (2015), Luis Sepúlveda, Escritor (2016), Fernando Paulouro das Neves, Jornalista e Escritor (2017), Basilio Lousada Castro, Escritor (2018), Carlos Reis, Professor e Investigador (2019), Ángel Marcos de Dios, Professor e Investigador (2020) e Fundação José Saramago (2021).

O Município da Guarda, com o CEI, está já a trabalhar no programa comemorativo do Aniversário dos 100 anos de Eduardo Lourenço, patrono da Biblioteca Municipal, que se assinalarão em maio de 2023.

Imagem: Abertas Inscrições ao Prémio Eduardo Lourenço 2022