De 11 a 26 de junho: ​ Santos da Guarda fazem… a festa!

Cultura Informações e Serviços Turismo
30/05/2022

Os Santos Populares voltam às ruas da Guarda com a habitual animação, os aromas e o colorido próprios deste início de Verão. Neste regresso após dois anos de interregno – devido à Pandemia por COVID-19 - o Municipio da Guarda desafiou os bairros da cidade para participarem na Festa dos 'Santos da Guarda', entre 11 e 26 de junho.

A iniciativa decorre em duas fases, primeiro: bairro a bairro, com os bailaricos, as tasquinhas, a fogueira e a boneca dos Santos Populares e outros festejos locais, na rua e depois com a Festa de Encerramento na Praça do Município, nos dias 24, 25 e 26 de junho.

Nos bairros, em 2022, participam: Alfarazes (11 de junho); Bonfim (22 de junho); Guarda-Gare (18 de junho); Lameirinhas (16 de junho); Luz (15 de junho); Póvoa do Mileu (19 de junho); Pinheiro (20 de junho); S. Vicente (21 de junho); Sequeira (13 de junho); Galegos (17 de junho), N. Sr.ª de Fátima (12 de junho) e Torrão (14 de junho). São 12 e irão participar também através das respetivas associações na Festa de Encerramento – já na Praça do Município - garantindo os Comes-e-bebes.

Uma das novidades desta edição será o Concurso do Melhor Caldo-de-Grão. O Município decidiu avançar desafiando os bairros a apresentarem a sua versão de uma das iguarias - tradicional do nosso concelho nesta época festiva - e que faz as delícias dos guardenses há séculos. O público vai poder provar todos os caldos-de-grão candidatos, tanto nos respetivos bairros, como na Festa de Encerramento. O vencedor será anunciado a 26 de junho.

Na Festa de Encerramento: três dias de grande animação, com destaque, no dia 25 às 21h30, para as Marchas Populares que nesta edição contam exclusivamente com marchas convidadas.

A Animação Musical também não vai faltar com bombos, cavaquinhos, concertinas, grupos de cantares e fanfarras durante o dia e com os tradicionais bailaricos ao final das três noites. Destaque ainda para o concerto do artista popular Emanuel, na Praça do Município, no sábado, dia 25, às 23h00.

Na Praça do Município estarão também na Feira de Artesanato entre outros: o Cobertor da Papa de Maçainhas e a cestaria em vime de Gonçalo e no Espaço Gastronómico, para além da sardinha, pimentos e carnes assadas e do Caldo-de-grão da Guarda, também o pão e queijo de Videmonte, enchidos da Guarda, doces, licores e as tradicionais enguias.

De referir ainda que a realização da tradicional Feira Anual de S. João terá nova localização este ano. Está prevista a realização do certame, a 24 de junho, na Zona dos Estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare. Devido à relocalização da feira anual, o Município garante, nesse dia, o reforço dos transportes públicos na linha número 1 – que serve a zona da Estação - através de desdobramento de carreiras, caso seja necessário.

Santos da Guarda 2022

11 A 26 DE JUNHO

FESTAS DO BAIRRO

Alfarazes – 11 de junho

N. Sr.ª de Fátima - 12 de junho

Sequeira - 13 de junho

Torrão – 14 de junho

Luz - 15 de junho

Lameirinhas - 16 de junho

Galegos - 17 de junho

Guarda-Gare - 18 de junho

Póvoa do Mileu - 19 de junho

Pinheiro - 20 de junho

S. Vicente - 21 de junho

Bonfim - 22 de junho

Festa de Encerramento

Praça do Município - 24, 25 e 26 de junho

Dia 24 sexta

9h00 – Passeio Equestre, pela Associação Equestre da Guarda

18h00 - Abertura da Feira de Artesanato, do Espaço Gastronómico e da Exposição das Bonecas dos Santos da Guarda

Animação com Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho, de Gonçalo

19h00 – Grupo de Concertinas Rompe e Rasga

22h30 – Baile AS Band

Dia 25 sábado

10H00 - Abertura da Feira de Artesanato

11h00 - Grupo de Zés P'reiras Unidos da Paródia

12H00 - Abertura do Espaço Gastronómico

14h00 – Grupo de Zés P'reiras Unidos da Paródia

15h00 – Grupo de Concertinas Gotinha D´Água (Alfarazes)

16h00 – Grupo de música tradicional itinerante 'Rastolhice'

18h00 – Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu

21h30 - Desfile de Marchas Populares Convidadas

23h00 – Emanuel

00h00 – BAILE – BANDA Hi-Fi

Dia 26 domingo

10H00 - Abertura da Feira de Artesanato

12H00 - Abertura do Espaço Gastronómico

15H00 – Grupo de Concertinas da Sequeira

17h00 – Fanfarra NemFáNemFum de Famalicão da Serra + Cantarinhas de Famalicão da Serra

18H00 – Grupo de Cantares A Mensagem de São Miguel

21h00 – Anúncio do Caldo-de-Grão vencedor dos Santos da Guarda 2022

21h30 – BAILE - BANDA Função Públika

Imagem: De 11 a 26 de junho: ​ Santos da Guarda fazem… a festa!