De 1 a 6 de junho: Guarda celebra Semana da Criança e do Ambiente

Ambiente Direitos sociais Educação Informações e Serviços
31/05/2022

Tendo como mote o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemoram nos dias 1 e 5 de junho, respetivamente, o Município da Guarda promove a iniciativa “Semana da Criança e do Ambiente” que vai decorrer de 1 a 6 de junho, na Guarda. (ver programa em baixo).

Teatro musical, exposições, música, sessões de leitura, teatro de papel, jogos tradicionais e ações de Educação Ambiental são algumas das atividades lúdico-pedagógicas que integram a programação da “Semana da Criança e do Ambiente” que se destina, essencialmente, a crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do ensino público e privado do concelho da Guarda.

Um dos destaques desta iniciativa recai na apresentação da estrutura “Arte Que Gira”. Constituída por 330 piões pintados e decorados pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho e construída com a colaboração da Associação do Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG), associa a tradição, às artes plásticas, ao ambiente e à componente lúdica Esta ação acontece no seguimento do último Encontro “Brincar nas cidades educadoras”. A apresentação está agendada para o dia 6 de junho, às 14h30, no Paço da Cultura. Também aqui estarão expostas árvores decoradas com frases alusivas à água e ao ambiente, concebidas pelas crianças, com materiais recicláveis.

No dia 1 de junho às 10h00, a marcar o arranque das comemorações está o Hastear das Bandeiras “Selo Protetor” e Bandeira “Eco- Escolas”, na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca. Esta ação, que se irá repetir noutros estabelecimentos de ensino, celebra “Uma só Terra”, e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a Natureza.

À mesma hora, mas no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), entra em cena 'A Casinha de Chocolate - o Musical”. Inspirada no conto de Hänsel und Gretel dos Irmãos Grimm, 'A Casinha de Chocolate' é uma produção muito animada, tanto para o público infantil como para o público juvenil. Decorrerá em quatro sessões para um universo de, aproximadamente, 2200 crianças.

Ainda neste dia decorre, no Foyer do Grande Auditório do TMG, a inauguração da Exposição de desenho e pintura “Ilusão”. Com obras de Maria Moreno Soares, uma jovem aluna da Escola Básica de Santa Clara com especial talento para as artes plásticas, esta mostra ilustra um universo visual de grande imaginação e criatividade.

O dia 2 de junho começa na Escola Básica de Santa Clara com a iniciativa Planetário “A nossa Casa é um Planeta”, promovida em parceria com a Resiestrela. Esta ação de Educação Ambiental, que irá decorrer igualmente noutros estabelecimentos de ensino, adota uma abordagem inovadora, na qual as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido. As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental - A Nossa Casa é Um Planeta assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação.

A Câmara Municipal da Guarda recebe, no dia 3 de junho, a partir das 9h30, o Workshop “Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e o Ordenamento do Território: Desafios e Oportunidades”. A participação nesta iniciativa carece de inscrição que poderá ser efetuada através do link: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdk6AWfVQ4y.../viewform . Esta ação decorre em parceria com o Projeto Avodis e o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do território, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Para o dia 4 de junho está marcada uma Tertúlia no Centro Comercial La Vie, aberta ao público em geral, que conta com a intervenção de várias entidades da área do Ambiente.

Ainda no programa comemorativo do Dia da Criança e Dia do Ambiente está a apresentação do projeto “Vila Garcia – Uma Aldeia em Movimento”, vencedor do Orçamento Participativo de 2021. Será no dia 5 às 11h00 em Vila Garcia. Este projeto tem como principal objetivo a requalificação de um espaço público e a sua transformação em local de lazer intergeracional, dotando-o de um parque infantil e outros equipamentos ocupacionais.

No último dia desta Semana da Criança e do Ambiente, para além da apresentação da estrutura “Arte Que Gira” e das árvores contruídas com materiais recicláveis, é lançado, em vários locais, o Projeto Piloto “Recolha e Tratamento de Biorresíduos”, em parceria com a COFICAB. Esta iniciativa visa a compostagem doméstica, nos estabelecimentos de ensino e outros espaços que tenham cantina com confeção própria de alimentos e com espaço exterior sem impermeabilização (terra). Tendo sempre em conta a sustentabilidade ambiental, os compostores foram construídos, pela COFICAB, com recurso a reaproveitamento de materiais.

A Semana da Criança e do Ambiente é promovida pelo Município da Guarda em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, a Resiestrela, a Coficab e a AJTG.

Programa:

1 de junho

10h00

Hastear da Bandeira “Selo Protetor” e a Bandeira “Eco-Escolas”

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca

10h00

10h30

Kamishibai (Teatro de Papel)

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca

14h30

De 1 a 30 de junho

Exposição de desenho e pintura “Ilusão”