Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas guiadas, filme e concerto

13/04/2015
leitura do texto

A Câmara Municipal da Guarda, a Direção Regional da Cultura do Centro e o Museu da Guarda associam-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, com uma série de iniciativas que terão lugar na cidade mais alta.

Sob o tema 'conhecer, explorar, partilhar' o programa de atividades comemorativas é diversificado e decorrerá entre 18 e 22 de abril, sendo o dia 18 (sábado) é o que concentra o maior número de atividades.

Logo pela manhã, às 10h00, há visita guiada à exposição patente no Museu da Guarda: 'A Romanização das Terras Beirãs' seguida de oficina pedagógica. Logo depois, às 11h30, haverá uma visita guiada à Catedral da Guarda, intitulada 'Mistérios da Catedral da Guarda'. Segue-se às 14h00 uma visita guiada ao Centro histórico da cidade, 'Guarda: terra de cristãos e judeus'. O dia comemorativo encerrará com a exibição às 18h no Auditório do Museu da Guarda, do filme 'Meio Século, Ontem e Hoje', realizado por João Pires sobre a aldeia de Arrifana, no concelho da Guarda.

No domingo, 19 de abril, prosseguem as Comemorações com a visita teatralizada 'As Sés da Catedral Egitaniense' às 10h00 e às 15h00. Ainda dia 19, às 17h00, a Orquestra Clássica do Centro apresenta-se em concerto na Igreja da Misericórdia sob a direção do maestro Maestro David Wyn Lloyd e com a apresentação do ator Miguel Babo e a participação especial de alunos do Conservatório de Música de S. José da Guarda. No programa deste concerto vão estar obras de Felix Mendelssohn, W.A. Mozart, Alexandr Glazunov e António Vivaldi.

Para 20 de abril está também prevista (mas ainda sujeita a confirmação) uma visita técnica guiada à Catedral da Guarda onde serão abordados temas como a intervenção e manutenção na igreja e a reabilitação dos sinos.

As Comemorações contam ainda com várias visitas guiadas nos dias 21 e 22 de abril a espaços normalmente não visitáveis pelo público. A iniciativa dá pelo nome de 'Projeto Porta Aberta' e irá desvendar ao público locais como os gabinetes técnicos do Museu da Guarda, os terraços intermédios e telhado da Sé, as fundações da capela do antigo Seminário Episcopal da Guarda nas instalações do Futuro Museu de Arte Sacra e ainda uma visita ao Arquivo Distrital da Guarda.

As inscrições são obrigatórias e limitadas em todas as iniciativas e devem ser feitas através dos seguintes telefones e correios eletrónicos: 271 220 745 /271 220 296 e pha@mun-guarda.pt ou educacao@mun-guarda.pt

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objetivo promover os monumentos e os sítios históricos, valorizando o património e alertando, ao mesmo tempo, para a necessidade da sua conservação e proteção.

Esta iniciativa tem o apoio da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas | Arquivo Distrital da Guarda, do Instituto Politécnico da Guarda, da Ensiguarda - Escola Profissional, Samthiago Atelier |Conservação e Restauro, 10 56 Comunicação e Imagem, Jerónimo, Casa da Sé e Diocese da Guarda.

Imagem: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas guiadas, filme e concerto