Município da Guarda

Município da Guarda

Exposições “Transversalidades e Rumores do Mundo em julho em Salamanca

Informações e Serviços
07/07/2022
leitura do texto

A Exposição “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras', um dos projetos âncora do Centro de Estudos Ibéricos, estará patente ao público no Museu de Salamanca durante o mês de julho, estando a inauguração marcada para a próxima sexta-feira, 8 de julho, pelas 11h00 (hora local).

A exposição reúne os portefólios vencedores e uma seleção das fotografias submetidas à décima edição do concurso (2021), organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.

Os resultados quantitativos e qualitativos alcançados nesta décima edição atestam a maturidade do Concurso “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras”: foram submetidos cerca de mil portefólios provenientes de 89 países de todos os Continentes, assegurando uma representatividade estética e geográfica bastante alargada. A mostra faculta uma viagem por diversas geografias, permite ler as paisagens e interpretar os territórios de distintos contextos dispersos pelos cinco continentes.

A quarta edição da Exposição “Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares” conta com a participação de vários concorrentes que submeteram fotografias ao Concurso Transversalidades 2021. O elevado número dos trabalhos, a diversidade de informação e a qualidade estética das imagens – ainda que não premiadas – justificam uma abordagem autónoma, dando-se assim o devido destaque a um conjunto de imagens representativas do amplo universo imagético em que se transformou o Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras. Ao privilegiar as pessoas e os lugares, a mostra dá visibilidade a dois núcleos estruturantes que revelam paisagens naturais e humanas dispersas por diferentes continentes, através de olhares cruzados e múltiplas perspetivas.

Esta Exposição estará patente na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca entre os dias 01 e 29 de julho.

As inaugurações terão lugar no dia 08 de julho pelas 11h00 (hora local), no Museu de Salamanca e na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca.

Mais informações em www.cei.pt

Imagem: Exposições “Transversalidades e Rumores do Mundo em julho em  Salamanca