Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Em julho e agosto: Guarda recebe Festival Cultural nas aldeias

Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços
07/07/2022
leitura do texto

O concelho da Guarda vai receber em julho cinco projetos artísticos que integram o Festival Cultural das Beiras, promovido pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE). Trata-se de um festival de Cultura em rede que irá passar por várias localidades do concelho da Guarda. O primeiro espetáculo, na Guarda, será em Vila Garcia já no dia 8 de julho, sexta, pelas 21h30. 'Cabrália 16º Sul 39º Oeste' é um espetáculo multidisciplinar centrado na figura do navegador Pedro Álvares Cabral e no período histórico em que ocorre o achamento do Brasil. A iniciativa é uma produção da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral e conta com várias participações destacando-se a do grupo de Teatro Aquilo, da Guarda, e a música original de Hélder Filipe Gonçalves.

Segue-se, no dia 16 de julho na Castanheira, o espetáculo 'Melhores dias virão' da Associação Cultural Badagoneiros, com a parceria do Aquilo Teatro. Um espetáculo de teatro, onde se pretende refletir duas realidades icónicas da Região das Beiras, Raia, Sabugal - o Contrabando e a Emigração. 'Onde há raia há contrabando'. E há também histórias de contrabando. Histórias contadas pelas pessoas que no escuro da noite que seguiam por caminhos traçados e imaginados em direção à raia.

Ainda na Guarda, desta vez em Maçainhas, o espetáculo 'Unidos por um fio' do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio que se apresenta no dia 23 de julho e que contará com a participação da Associação de Gonçalo Bocas através do grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo.

em agosto, no dia 5, apresenta-se o espetáculo 'Identerioridades' da Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo que fará a sua estreia em casa com este espetáculo, em Vila Mendo. Uma produção teatral, com recurso à multimédia e à música, que pretende «pensar o interior do território- a ruralidade enquanto marca identitária e matriz existencial- e reflexionar o nosso próprio Território- Interior: de quem fomos, de quem somos, de quem seremos. Parte de 4 temáticas (Vida/Morte; Religiosidade(s); Emigração; a Mulher) que perpassam a Vida das nossas gentes e comunidades…».

E ainda no dia 8 de agosto, na Faia, acontece 'Da Beira com amor' pela Histérico – Associação de Artes com a colaboração do Cineclube da Guarda. Um espetáculo que pretende ser uma junção de sentidos e sentimentos, evoluídos através de encontros. «Esses encontros fazem-se através de uma equipa de filmagem com residentes nos cinco concelhos envolvidos, através dos quais resultam num vídeo inspiracional».

O Festival Cultura em Rede'22 da CIM BSE tem parceria do Município da Guarda e contempla um total de 15 projetos artísticos, inclui espetáculos de teatro, música, novo circo, dança contemporânea e performances multimédia e vem no seguimento do projeto 'Cultura em Rede', desenvolvido em anos anteriores, e pretende 'mobilizar novamente os agentes culturais dos diferentes municípios'.

Imagem: Em julho e agosto: Guarda recebe Festival Cultural nas aldeias