Vacinação antirrábica de canídeos em setembro

Segurança Informações e Serviços
20/07/2022

A Portaria n.º 264/2013, de 16 de agosto, define as normas técnicas de execução regulamentar do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ), estabelece as medidas de prevenção da raiva animal e de vigilância clínica e epidemiológica necessárias à manutenção do estatuto de indemnidade do território nacional relativamente à raiva animal, bem como ao controlo de outras zoonoses, e determina a obrigatoriedade de vacinação antirrábica dos cães a partir dos três meses.

A campanha anual de Vacinação Antirrábica 2022, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária em cooperação com a Câmara Municipal da, vai decorrer de 6 a 14 de setembro. A falta de vacina antirrábica válida, devidamente certificada no boletim sanitário ou passaporte do animal, assim como o registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia, bem como a falta de cumprimento das medidas determinadas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária constituem contraordenação.

O calendário da campanha de vacinação antirrábica encontra-se disponível para consulta aqui.

Imagem: Vacinação antirrábica de canídeos em setembro