Município da Guarda

Município da Guarda

6ª Edição da Oficina da História da Guarda, em julho e setembro

Cultura Educação Informações e Serviços
26/07/2022
leitura do texto

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) organiza nos períodos de 25 a 29 de julho e de 13 a 16 de setembro, a sexta edição da Oficina de História da Guarda, dirigida por Rita Costa Gomes, Professora de História na Universidade de Towson (EUA) e uma das especialistas da História Medieval da Guarda. A iniciativa visa promover a pesquisa sobre o património e a história da Guarda e da sua região. Os participantes desta ação de formação produzirão conteúdos resultantes da sua própria pesquisa, visando a atualização e divulgação dos conhecimentos sobre esta temática, ligando a história local com outras escalas e âmbitos de pesquisa histórica.

Este ano a Oficina de História abordará o tema da “Visita do Inquisidor à Guarda no século XVI”. Nas primeiras décadas da sua existência, a Inquisição portuguesa realizou visitas por todo o país, ressuscitando e aperfeiçoando uma prática que recuava aos tempos medievais. Assim, nesta edição a Oficina lançará o estudo de uma visita inquisitorial feita à Guarda no século XVI, investigando a partir das fontes da época quem era o inquisidor que veio à Guarda, que atividades desenvolveu na cidade, e que consequências teve a visita para as populações.

A oficina funcionará em modalidade híbrida, com uma série de 5 sessões presenciais na sede do CEI (25 a 29 de julho, das 18h00 às 20h00) e 4 sessões remotas por Zoom (13 a 16 de setembro, das 18h00 às 20h00). Realizada em parceria com o IPG, a ação é creditada pelo CCPFC para Professores do Grupo 400, na modalidade Círculo de Estudos, sendo a inscrição gratuita, obrigatória e limitada a 25 participantes.

Na página da Oficina deHistória da Guarda podem ser consultadas as investigações e artigos resultantes das edições anteriores, bem como entrevistas em podcast sobre as temáticas abordadas que permitam estudar o passado da Guarda numa perspetiva regional, comparativa e na sua dimensão ibérica.

Imagem: 6ª Edição da Oficina da História da Guarda, em julho e setembro