Informações e Serviços
19/08/2022

Em 2022, a Feira Farta está de regresso à Guarda com as freguesias a mostrar o que de melhor se produz no território do concelho. Todas as 43 freguesias participam trazendo os seus produtos endógenos e o artesanato ao Largo do Mercado Municipal da Guarda, entre 10 e 11 de setembro. Para além dos feirantes, no recinto coberto, estarão ainda alguns vendedores ambulantes como o Amola Tesouras, a Vendedora de Tremoços, o Vendedor de Gelados, o Engraxador de Sapatos, o ferreiro ou até o Barbeiro. A ideia é reviver um pouco destas profissões que eram de presença habitual nas feiras e aldeias e que agora são cada vez mais raras.

O certame conta ainda com um programa diversificado, com a participação das associações culturais e grupos do Projeto de Cultura em rede do município, que garantem a animação nos dois dias de feira. Tal como em edições anteriores, a feira terá também dois grandes concertos. A saber, no Sábado, às 22h00, sobem ao Palco Feira Farta os Gipsy Kings (by Diego Baliardo) seguidos do DJ Vacaciones à meia noite e no Domingo, às 18h00, é a vez do guardense Luís Filipe Reis.

Para o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, «este é um certame que mostra a autenticidade e a diversidade que existe no concelho e por isso é também uma montra privilegiada dos nossos produtos». Do cobertor de papa aos produtos hortícolas, da fruta da época ao mel e ao azeite, dos doces típicos aos licores, todos cabem neste certame do mundo rural que a Guarda promove desde 2015.

Nesta 6ª edição, durante 2 dias, são esperados mais de 200 produtores vindos das 43 freguesias do concelho da Guarda, expondo mais de 400 produtos endógenos e com 6 bairros e a Associação Acriguarda a apresentarem petiscos e pratos da região com destaque para a carne de vitela jarmelista, raça autóctone. O certame conta ainda com o Espaço Criança, onde serão dinamizadas ações lúdico pedagógicas e que terá o apoio do La Vie.

Paralelamente à feira, no Largo da Capela do Senhor do Bonfim, decorre no sábado a emissão em direto do programa da RTP 1 Aqui Portugal (das 11h00 – 13h00 e das 14h30 – 19h30), com os apresentadores Joana Teles, Hélder Reis, José Carlos Malato e Vanessa Oliveira a mostrarem o melhor de Portugal, da cultura e da arte do nosso país e neste dia, do nosso território.

Muitas e boas razões para fazer uma visita à Feira Farta.

Aqui deixamos o programa de animação da iniciativa.

FEIRA FARTA - GUARDA

Rancho Folclórico

do Centro Cultural da Guarda

Estrelas do Jarmelo