Município da Guarda investe 125 000 euros em livros de fichas e material escolar no próximo ano letivo

Educação Informações e Serviços
23/08/2022

O município da Guarda vai entregar vales às famílias para aquisição de livros de fichas para os alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico no Concelho da Guarda. No entanto, o atual Executivo Municipal considera fundamental a autarquia promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros das famílias com a Educação, contribuindo para o princípio do elevador social.

Estas ajudas refletem-se em duas vertentes:

- na aquisição dos livros suplementares (fichas), abrangendo todos os alunos do 1.º Ciclo matriculados nas escolas do Concelho do Ensino Público e Particular e todos os alunos que frequentam os restantes ciclos (do 5.º ao 12.º ano) que sejam identificados pelos Agrupamentos de Escolas como incluídos nos Escalões A e B do Abono de Família. Para este efeito, não é necessário fazer qualquer inscrição na Câmara.

- e no apoio para a aquisição de materiais escolares aos alunos dos escalões A e B da ação social escolar que efetuaram candidatura atempadamente (através da Câmara ou nos Agrupamentos de Escolas) e que correspondem, respetivamente, ao posicionamento nos 1º e 2º escalões do abono de família.

Com estas medidas, a Câmara Municipal da Guarda pretende contribuir para atenuar o peso da despesa escolar no orçamento das famílias do Concelho.

Os vales serão entregues no início de setembro em datas e locais oportunamente divulgados e poderão ser trocados nas papelarias e livrarias da cidade (constantes no verso de cada vale).

Um investimento de 125 mil euros, três vezes superior aos anos anteriores, colocando o Concelho da Guarda como um dos municípios da região que mais aposta na educação das suas crianças e jovens.​

​​​

Imagem: Município da Guarda investe 125 000 euros em livros de fichas e material escolar no próxim