Guarda promove Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço

Cultura Informações e Serviços
13/09/2022

A Câmara Municipal da Guarda com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) está a coordenar o programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço.

As linhas gerais do programa do Centenário serão apresentadas até final deste ano. Sendo que as Comemorações do Nascimento de Eduardo Lourenço terão início a 23 de maio de 2023, dia do aniversário do ensaísta, na Guarda e na sua aldeia natal em S. Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida e distrito da Guarda, com a realização de uma Sessão Solene Comemorativa de homenagem ao pensador. Estando ainda prevista a realização, nos dias seguintes e entre outras atividades de um Congresso do Centenário. Estas comemorações irão prolongar-se por um ano, até 23 de maio de 2024.

A preparação do programa tem o envolvimento direto de instituições com quem o Pensador estabeleceu uma relação mais estreita e que esboçam um possível Roteiro Eduardo Lourenço como é o caso das câmaras da Guarda e Almeida, da Casa da Escrita, da Universidade de Coimbra, do Centro Nacional de Cultura, do Instituto Camões, da Biblioteca Nacional e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Lembramos que Eduardo Lourenço doou a sua Biblioteca pessoal, simbolicamente, à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda), à Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, à Casa da Escrita (Câmara de Coimbra) e os seus manuscritos se encontram depositados na Biblioteca Nacional. Em vida, legaria ainda ao Centro de Estudos Ibéricos parte significativa do seu espólio (medalhas, prémios e outras condecorações), material que o CEI usou para criar o Memorial Eduardo Lourenço, inaugurado no primeiro aniversário da sua morte. Além daquelas instituições que manifestaram todo o empenho em trabalhar em rede na programação e organização da efeméride, outras entidades, sediadas no país e no estrangeiro, já manifestaram interesse em colaborar, promovendo iniciativas que vão enriquecer o programa do Centenário.

O grupo que coordena as Comemorações no CEI, constituído por António Pedro Pita, Rui Jacinto, Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro, prevê a realização em diferentes lugares do país e do estrangeiro (Universidades, Escolas, Bibliotecas, etc.) de Conferências, Colóquios, Seminários, Exposições, Edições e outras atividades culturais ao longo do ano das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço.

Recorde-se que o CEI é uma associação transfronteiriça que resultou duma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda.

Imagem: Guarda promove Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço