Cultura Informações e Serviços
15/09/2022

​O Município da Guarda, através do Teatro Municipal da Guarda (TMG), em parceria com o Síntese - Grupo de Música Contemporânea, organiza pelo décimo ano o Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda.

O 16º Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda começa nesta sexta-feira, dia 16 de setembro e prolonga-se até ao dia 4 de dezembro, com uma programação que inclui concertos, atividades e 5.º Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.

O ciclo inicia-se sexta-feira, dia 16 de setembro, Caixa de palco do Grande Auditório às 21h30, com o espetáculo do compositor checo Marek Keprt.

O pianista e compositor checo Marek Keprt apresenta-se num recital único em Portugal, com obras de Tristan Murail, Gérard Pesson, Karen Tanaka, Slavomír Hořínka e duas obras de sua autoria.

No dia 6 de outubro, o Teatro Municipal da Guarda volta a receber, no Pequeno Auditório o festival Síntese, o Síntese – Grupo de Música Contemporânea, desta vez sob a direcção do maestro Yan Mikirtumov. Uma homenagem ao escritor José Saramago assinalando o centenário do seu nascimento, através da estreia de três novas obras dos compositores Carlos Azevedo, Carlos Marecos e Tiago Derriça.

A edição de 2022 do Festival de Música Contemporânea da Guarda prossegue, no dia 19 de outubro com Contínuo XXI, pelas 21h30, no TMG, com música nova e antiga em instrumentos históricos. Nesta edição apresenta obras dos compositores Peter Ablinger, José Ma Sánchez-Verdú, Alberto Bernal, Sandra Lanuza e Sérgio Blardony.

No dia 16 de novembro, pelas 21h30, o Teatro Municipal da Guarda recebe o espetáculo do João Roiz Ensemble.

O 16º Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda termina no dia 4 de dezembro, com a realização do 5.º Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.

O Ciclo de Música Contemporânea da Guarda passará também pela Covilhã, no dia 7 de outubro e por Castelo Branco no dia 8 de outubro.

O ciclo é organizado pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea, que tem a sua sede no edifício da Escola Primária de Aldeia do Bispo, no concelho da Guarda, em parceria com o Teatro Municipal da Guarda e o Município da Guarda. ​

Imagem: 16º Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda de 16 de setembro a 4 de dezembro