Município da Guarda

Município da Guarda

Campeonato de Portugal de Drag Racing na Guarda

Desporto Informações e Serviços
21/09/2022
leitura do texto

Numa parceria com o Município da Guarda no dia 2 de outubro, o Guarda Unida Desportiva organiza na cidade mais alta, pela primeira vez, uma prova de Drag Racing, prometendo competitividade e espetáculo.

A competição terá lugar no troço da VICEG que sobe a partir da rotunda dos Bombeiros Voluntários da Guarda, numa extensão de ¼ de milha, 402 metros, uma das seis etapas do Campeonato de Portugal de Drag Racing (CPDR).

A qualificação terá início às 10h45 com o primeiro concorrente a entrar em pista e as eliminatórias terão o seu arranque ao 12h15.

A entrega de prémios será realizada às 16h00, no local, aos três primeiros classificados.

A Drag Racing, surge no final da II Guerra Mundial e consiste numa prova de aceleração entre dois veículos a partir de uma meta sobre um percurso reto, iniciada por meio de um dispositivo eletrónico.

O principal objetivo de uma corrida de Drag é o piloto ser vencedor geral na categoria da prova na qual o seu veículo está inserido. São realizadas uma série de eliminações, onde competem dois carros, num estilo de torneio. Esta série de corridas continua até que seja encontrado um vencedor.

Nesta competição podem participar pilotos que disputam o CPDR e pilotos com ou sem licença desportiva na prova extra 'Guarda a Fundo'. Nas provas que precederam à etapa da Guarda, marcaram presença, em cada uma delas, perto uma centena de pilotos.

A prova conta com o apoio do Politécnico da Guarda, Bombeiros Voluntários da Guarda e PSP.

Imagem: Campeonato de Portugal de Drag Racing na Guarda