Guarda promove Jornadas Europeias do Património

Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços
21/09/2022

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o Município da Guarda, através do seu Museu, promove as Jornadas Europeias do Património, iniciativa de âmbito internacional e que em 2022 é subordinada ao tema “Património Sustentável”. As atividades iniciam-se na sexta-feira, dia 23 de setembro, pelas 20h00, com uma visita encenada à Torre dos Ferreiros pela Associação Hereditas. Trata-se de uma visita noturna que possibilitará uma viagem no tempo até aos séculos XIII e XIV, época a que remonta a construção da Torre dos Ferreiros, durante o reinado de D. Dinis. Atualmente é um dos mais bonitos miradouros da Guarda possibilitando uma visão real a 360º da cidade e arredores.

As Jornadas prosseguem no sábado, dia 24, com uma proposta para o público das famílias que serão desafiadas a visitar várias salas do Museu e participar em diversas propostas, entre as 10h00 e as 12h30.

Para o final da tarde, às 18h00, está marcado o concerto com o Trio Espiral. O grupo apresentará um registo instrumental de músicas celtas, com novos arranjos de composições próprias. O trio é formado por Anne Clément na flauta de bisel, tin whistle e gaita de foles galega, Emiliana Silva no violino, e Sara Vidal na harpa celta, guitarra acústica e voz.

E no último dia destas jornadas, domingo, dia 25, o Museu será palco de duas visitas guiadas. A primeira às 11h00 e a seguinte às 14h00. Todas as atividades propostas se destinam a toda a família e são de livre participação, carecendo, contudo, de inscrição através do email: museu.guarda@mun-guarda.pt ou 271213460. Todas as visitas são limitadas a 20 participantes.

Recorde-se que em 2022, e fazendo jus ao tema escolhido, o objetivo das jornadas é chamar a atenção para as alterações climáticas e para a degradação ambiental sobre o Património Cultural, bem como o papel das comunidades no processo de construção de um futuro mais sustentável. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, celebrada por toda a Europa, como forma de promover a sensibilização do público para a importância da preservação e salvaguarda do Património Cultural.

Imagem: Guarda promove Jornadas Europeias do Património