Cultura Informações e Serviços
11/10/2022

A Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), promove na próxima quinta-feira, dia 13 de outubro, a conferência sobre - Leitura Infinita de 'As Cidades Invisíveis' de Italo Calvino, por Marco Lucchesi.

Este ano as conferências serão também dirigidas aos jovens estudantes, havendo duas sessões na sala 'Tempo e Poesia' da BMEL: uma às 15h00 para o público mais jovem e outra às 18h00 para o público em geral e ambas com entrada livre. A iniciativa integra o Ciclo de Conferências Internacionais: A Europa dos Escritores que aborda temas da história das culturas e das cidades da Europa a partir de perspetivas relacionadas com obras literárias e dos seus autores, dando diretamente a palavra aos próprios escritores, mas também aos investigadores nas áreas da história das civilizações, da arte ou da teoria da cultura.

Marco Lucchesi é escritor, investigador, tradutor e professor universitário brasileiro, descendente de italianos. Membro e último presidente da prestigiada Academia Brasileira de Letras, Lucchesi é um notável ensaísta na área da literatura, poeta e romancista muito considerado pelos pares e pela crítica, tanto na Europa como no mundo da língua portuguesa.

O Ciclo tem ainda agendados: para o dia 17 de novembro uma conferência sobre as 'Representações da Guarda na obra de Augusto Gil', com a presença de Helder Sequeira e Thierry Proença dos Santos; e para o dia 13 de dezembro com Nuno Júdice com o tema 'A Cidade e a Poesia'.

A Europa dos Escritores é uma organização do Município da Guarda / Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, com a coordenação ciêntifica de Jorge Maximino, em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e conta com a colaboração do Instituto Politécnico da Guarda, dos Agrupamentos de Escolas da Sé e Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e da Rede Intetermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela.​

Imagem: Marco Lucchesi no Ciclo de Conferências Internacionais – A Europa dos Escritores