Município da Guarda

Município da Guarda

823º Aniversário da Cidade da Guarda celebrado com inauguração de espaços empresariais e homenagens

Cidadania e Participação Informações e Serviços
16/11/2022
leitura do texto

O Município da Guarda celebra em 2022 o aniversário de foral da cidade da Guarda dando especial enfoque à Economia e à importância das empresas para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho e à consequente criação de novos postos de trabalho. Neste aniversário serão inaugurados vários espaços empresariais na cidade e assinadas escrituras de lotes da Plataforma Logística.

A 27 de novembro assinalam-se os 823 anos do foral atribuído à Guarda pelo rei D. Sancho I e a Câmara da Guarda preparou um programa de comemorações que este ano começa mais cedo, às 9h00, e em plena Praça Velha, com a deposição de uma coroa de flores na estátua do rei fundador da cidade da Guarda, com Guarda de Honra pelo Exército – Regimento de Infantaria nº 14. Logo de seguida as celebrações passam para a Praça do Município, onde terá lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e com a Guarda de Honra pela GNR; pelas Corporações dos Bombeiros da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra e por vários agrupamentos da Guarda dos Escuteiros.

Segue-se a Sessão Solene na Sala Antonio de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, que nesta edição terá como convidados especiais os presidentes das cidades geminadas de Béjar (Espanha), Zefat (Israel) e Wattrelos (França) e também do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Na sessão serão ainda atribuídas medalhas de mérito municipal – Grau prata a Guardenses e a instituições com merecido destaque A saber, a título póstumo: Laurindo Prata e Manuel Geada Pinto; à Fundação José Carlos Godinho; e a Cunha Rasteiro e Virgílio Mendes Ardérius.

Logo após a sessão, no Jardim José de Lemos haverá Demonstração de Meios das forças militares e de segurança que participaram na cerimónia do Hastear da Bandeira, e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta mostra poderá ser visitada até às 17h00.

Já no período da tarde, ainda com a presença do ministro do Economia e do Mar, serão inauguradas as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística da Guarda e do Centro Tecnológico do Centro Histórico, espaço do Município que acolhe várias empresas do Ramo tecnológico como a TRH e a NTT, bem como da multinacional Air Liquide Portugal, nesta fase inicial. No mesmo espaço serão também assinadas as escrituras dos lotes da Plataforma Logística com as Empresas Magnoliathunder, Lda e Glacierignition, Lda.

Segue -se depois o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata em vários locais da cidade (ver programa completo).

Neste dia de aniversário há ainda a destacar a mítica Invernal de BTT cuja organização, do Clube de Montanhismo da Guarda, conta com a parceria do Município e que em 2022 terá como ponto de partida e meta o Pavilhão de S. Miguel. A organização conta com perto de 800 ciclistas inscritos na prova que se divide em mini-maratona (20km), meia-maratona (40 km) e maratona (60 km). A iniciativa é apadrinhada pelo também mítico ciclista Marco Chagas.

O extenso e intensivo Dia de aniversário termina em grande, com o concerto de Teresa Salgueiro no Teatro Municipal da Guarda. A ex-vocalista dos Madredeus terá como músicos convidados, no palco do Grande Auditório: Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João para uma noite que promete ser memorável e que assinala também os 35 anos de carreira da cantora.

Comemorações entre 24 e 27 de novembro

Mas estas comemorações não se restringem ao dia de aniversário da cidade, 27 de novembro, e têm início logo no dia 24 com a Homenagem, a título póstumo, a João Mendes Rosa, antigo coordenador do Museu e mentor do SIAC, falecido em 2021. O Museu da Guarda passará, a partir deste dia, a designar a sua sala de exposições temporárias como Sala João Mendes Rosa.

A esta homenagem seguir-se-á o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha. Esta publicação semestral do Município da Guarda, privilegia, neste número, o Património e a História da região da Guarda e será apresentada por Ana Isabel Ventura Lopes.

No dia 25, na BMEL, o Centro de Estudos Ibéricos promove o Seminário “Leituras de Eduardo Lourenço”, iniciativa de cariz científico que carece de inscrição prévia no CEI e que terá transmissão também online. E nos dias 25, 26 e 27 de novembro decorre, nas Piscinas Municipais, o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda que terá como participantes equipas de Portugal, Ucrânia Inglaterra e Croácia.

E a 26 de novembro, sábado, ficaremos a conhecer o vencedor do Concurso Bola Parda da Guarda. Os 49 concorrentes colocarão o seu bolo à prova, numa sessão que decorrerá no Café Concerto do TMG, a partir das 15h00 e onde o público será convidado a degustar as várias versões deste doce guardense feito com canela e aguardente. O melhor leva para casa 1500 euros e o diploma que certifica o primeiro lugar neste pódio da doçaria guardense.

Ainda no sábado, mas à noite, decorrerá a Serenata Monumental “Fado ao Centro” que traz os fados de Coimbra às escadarias da Sé da Guarda. Uma iniciativa que promete juntar os antigos estudantes na Praça Velha, numa ação organizada pela Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Comemorações do 823º Aniversário da Cidade da Guarda

Programa

24 de novembro

Museu da Guarda

17h30

Homenagem, a título póstumo, a João Mendes Rosa

Museu da Guarda

18h00

Apresentação da revista cultural do Município da Guarda, Praça Velha, n.º 43

25 de novembro

BMEL

17h30

Seminário “Leituras de Eduardo Lourenço”

25, 26 e 27 de novembro

Piscinas Municipais

9h00 – 18h00

Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda

26 de novembro

Café Concerto do TMG

15h00

Concurso Bola Parda da Guarda

Praça Luís de Camões, Escadaria da Sé

22h00

Serenata Monumental pelo Fado ao Centro

27 de novembro

Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel

8h00 -14h00

Invernal de BTT

Praça Luís de Camões

9h00

Homenagem a D. Sancho I

Guarda de Honra pelo Exército – Regimento de Infantaria N. º14

Praça do Município

10h00

Hastear da Bandeira

Guarda de Honra: Guarda Nacional Republicana; Corporações dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra; Agrupamento de Escuteiros 1402 de São Miguel da Guarda; Agrupamento de Escuteiros 134 da Guarda; Núcleo da Guarda - Escuteiros Adultos da Fraternidade de Nuno Álvares; e Banda Filarmónica de Famalicão da Serra

Paços do Concelho

10h30

Sessão Solene Comemorativa do 823º Aniversário da Cidade da Guarda

Jardim José de Lemos

12h30 | Patente das 9h00 às 17h00

Visita à Mostra e Demonstração de Meios

Participam nesta exposição: GNR; RI N. º14 PSP; UEPS; Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho, Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Guarda e Agrupamentos de Escuteiros

Plataforma Logística da Guarda

14h30

Inauguração das Instalações da Empresa RemarKable

Rua General Póvoas

15h00

Inauguração do “Espaço Tecnológico – Centro Histórico”

Espaço Tecnológico – Centro Histórico

15h30

Assinatura de Escrituras Públicas de Alienação de Lotes da Plataforma Logística, com as Empresas MAGNOLIATHUNDER, LDA e GLACIERIGNITION, LDA

Troço da EN 18 junto à Rotunda com a Av. Dr. João Gomes e VICEG

16h00

Descerramento da Placa de Toponímia de Homenagem, a título póstumo, a D. Martinho Pais

Estrada da Pocariça, junto à Rotunda com a Rua Eugénio de Andrade e Av. João Paulo II

16h30

Descerramento da Placa de Toponímia de Homenagem, a título póstumo, a Tiago Gonçalves

Parque - Rua Vergílio Ferreira

17h00

Descerramento da Placa de Toponímia de Homenagem, a título póstumo, a Laurindo Prata

Teatro Municipal da Guarda - Grande Auditório

21h30

Espetáculo Comemorativo do Dia da Cidade: Teresa Salgueiro e convidados Tim e Maria João

Pode descarregar o programa completo aqui.

Imagem: 823º Aniversário da Cidade da Guarda celebrado com inauguração de espaços empresariais e h