Centro Tecnológico inaugurado no dia da cidade; Guarda quer ser Hub do Interior

Economia e Inovação Informações e Serviços
28/11/2022

No dia em que a Guarda comemorou o seu 823º Aniversário de Foral, atribuído por D. Sancho I, 27 de novembro, o presidente da Câmara da Guarda inaugurou com o secretário de Estado da Economia, João Correia Nunes, o Centro Técnológico – Centro Histórico da Guarda.

No local passam a laborar empresas do Ramo tecnológico como a NTT Data e a TRH e a título provisório a Air Liquide, que passará mais tarde para instalação de maiores dimensões.

A NTT DATA Portugal anunciou no aniversário da cidade da Guarda a criação de um Hub na cidade mais alta, especializado no desenvolvimento de soluções baseadas em Salesforce. Esta unidade fica instalada no Centro Tecnológico, num espaço complemente recuperado pela autarquia da Guarda para criar um ambiente inovador, propício ao acolhimento de empresas de base tecnológica. Esta nova estrutura da NTT DATA 'vai focar-se na entrega de projetos de customer experience para empresas nacionais e internacionais e vai beneficiar da centralidade do espaço para manter uma forte ligação à dinâmica da cidade'. A criação deste Hub na Guarda resulta do trabalho conjunto e de grande proximidade, desenvolvido pela autarquia da Guarda com a NTT DATA, alinhado com a estratégia de alargamento territorial da empresa em Portugal e vai seguir um modelo de trabalho flexível, híbrido e dinâmico, que assenta na confiança e no compromisso de cada colaborador. Reflete-se num registo de trabalho tendencialmente remoto, pontuado por momentos de colaboração presencial, que são muito importantes para promover o espírito de equipa e para revitalizar energias.

No Centro Tecnológico encontra-se também a laborar a tecnológica TRH. Trata-se de uma empresa também especializada no desenvolvimento de soluções focadas na tecnologia Salesforce, tendo como foco o mercado europeu, com a abrangência de empresas de diversos setores de mercado. A empresa aposta num modelo de posto de trabalho flexível, trabalhando remotamente ou através de Hub. O seu objetivo é 'fomentar a autonomia, cooperação e motivação, essenciais ao sucesso do trabalho em equipa.'.

Sobre a importância da instalação de empresas do ramo tecnológico na cidade da Guarda, o objetivo é «tornar a Guarda num verdadeiro HUB do Interior, um HUB tecnológico e de empreendedorismo do interior de Portugal, alicerçado na Transição Digital. Um HUB que será a verdadeira Agência de Desenvolvimento deste território, onde o empreendedorismo e a inovação serão as peças chaves de alguns dos grandes investimentos nos próximos anos. Um HUB integrador das áreas de aposta estratégicas e onde os nossos parceiros, nomeadamente o IPG, o NERGA, as Escolas e as Empresas aportam um enorme valor a esta estratégia integrada. Dou as boas-vindas à NTT Data e a TRH e a todas as outras empresas instaladas e que se pretendam instalar na nossa cidade.», defende Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Imagem: Centro Tecnológico inaugurado no dia da cidade; Guarda quer ser Hub do Interior