Município da Guarda

Município da Guarda

Guarda: a mais alta e a mais bela cidade de Natal

Cultura Informações e Serviços
29/11/2022
leitura do texto

É na Guarda que o Natal brilha mais alto, para sermos mais exatos, a mais de mil metros de altitude. É assim a Cidade Natal, iniciativa que volta à cidade mais alta de Portugal Continental para fazer as delícias de miúdos e graúdos. De 2 a 25 de dezembro a praça central da Guarda, em frente à Sé vai receber a Casa do Pai Natal, a tradicional árvore de Natal gigante, os comboios infantil e turístico (este último com percurso pelo centro da cidade), o Carrossel Parisiense e muita animação com figuras animadas ligadas ao Natal e ao imaginário infantil. No pátio atrás da Sé ficará ainda a Pista de Gelo que convida a uma voltinha em família. A iniciativa arranca a 2 de dezembro pelas 14h30 do jardim José de Lemos à Praça Velha e contará este ano com a participação das escolas de 1º CEB dos ensinos público e privado.

Na cidade Natal vai estar também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas nesta edição exclusivamente dedicado à gastronomia e que promete ter uma oferta variada de doces natalícios, licores, pão, queijo, enchidos e outros petiscos e bebidas condizentes com a época festiva.

O espírito natalício vai andar espalhado um pouco por toda a cidade e até concelho. Pelas igrejas e capelas da Guarda e também nas igrejas de todas as freguesias vão acontecer Concertos de Natal. A saber, de 1 a 18 de dezembro, em diferentes horários e localidades, há 'Natal na Aldeia' de César Prata, Rogério Pires, Sara Vidal e Ana Mendonça, com temas da tradição oral portuguesa e muitos outros programas sempre com tom natalício. E ainda de 3 a 23 de dezembro há Concertos de Natal na Cidade com grupos e programas diversificados, nas igrejas e capelas da Guarda (ver programa).

A par e passo com outra palavra que dá significado ao Natal, a solidariedade, o Município promove a 7.ª Edição do Aconchego de Natal – Feira Social. A iniciativa decorre em vários locais: BMEL (Feira Solidária), CEI (Feira de Livros Solidária) e Museu da Guarda (Oficinas e Ateliês de Natal) nos dias 10 e 11 de dezembro. Este ano será um ACONCHEGO ainda mais solidário, com vista angariar bens e ajudas de apoio e cuidado para um largo número de famílias do concelho, que se encontram em situação de grande fragilidade e vulnerabilidade. A iniciativa conta com a colaboração da Rede Social do Município, as IPSS do concelho, numa organização da Câmara da Guarda e apoio do CLAS e da CLDS.

Destaque ainda para a animação do Programa Somos Portugal da TVI que no domingo, dia 11 de dezembro, irá realizar-se a partir da cidade da Guarda, junto à cidade Natal. Entre as 14h00 e as 20h00, o programa terá como mote a Cidade Natal, e é apresentado por Mónica Jardim, Fanny Rodrigues e Santiago Lagoá, tendo sido criado com a missão de juntar os portugueses, para festejar o melhor do nosso país. Durante as 6 horas de emissão, o programa irá ao encontro das tradições culturais, gastronómicas e religiosas da nossa região, sem esquecer reportagens e outros apontamentos, tudo isto com muita música.

Destaque ainda para a iniciativa 'Estrela de Natal – Cenografias Urbanas' que enche de cor e criatividade os jardins José de Lemos e Frei Pedro com Estruturas em Madeira de Arvores de Natal decoradas pelas escolas e jardins-de-infância do ensino público e privado do concelho e pelas IPSS associadas à Rede Social Local. Os trabalhos ficarão expostos entre 2 de dezembro e 6 de janeiro.

Nesta edição da Cidade Natal, o Município da Guarda promove, uma vez mais em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Com votação feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara no site, a autarquia vai atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro classificados. As lojas interessadas em participar devem inscrever-se a partir de 30 de novembro e até 6 de dezembro no site da câmara. O concurso decorrerá entre 8 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023.

E no dia 24 de dezembro, como é tradição na cidade mais alta, há um ponto de encontro obrigatório em dia de consoada: o Madeiro de Natal. A partir das 16h00, junto aos balcões da Praça Velha (Praça Luís de Camões), o madeiro vai arder e contará com a habitual animação musical bem como bebidas e doces regionais da época. Para brindar com a família e amigos.

E dois dias depois, a 26 de dezembro, há Magusto da Velha em Aldeia Viçosa… uma tradição que remonta a 1698. Reza a história, que uma velha abastada terá feito uma doação para que o povo pudesse um dia por ano, beber vinho e comer castanhas. Perdura até hoje!

E no dia 31 de dezembro, depois de dois anos de interregno, devido à Pandemia, há Alta Passagem de Ano na Praça Luís de Camões. Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar são os cabeça de cartaz de uma noite que se adivinha longa e cheia de diversão. Ainda no cartaz: o Tributo a Linkin Park – Hybrid Theory e madrugada fora: DJ Two Brothers.

O programa natalício da autarquia da Guarda termina a 6 de janeiro com o espetáculo 'Vamos Cantar as Janeiras', no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Iniciativa que reúne as coletividades e grupos de cantares do concelho da Guarda, sob a direção artística de Sara Vidal.

PROGRAMA | GUARDA: A CIDADE NATAL

1 a 18 dezembro

Igrejas das Freguesias do Concelho da Guarda

Concertos de Natal na Aldeia

Concertos de Natal por César Prata, Rogério Pires, Sara Vidal e Ana Mendonça que percorrem as 43 freguesias do Concelho da Guarda

Org: Câmara Municipal da Guarda

2 a 25 de dezembro

Praça Luís de Camões

Guarda, Cidade Natal

Com Árvore de Natal, Carrocel Parisiense, Pista de Gelo, Comboio Turístico, Casa do Pai Natal, Comboio Infantil e animação natalícia. Abertura: dia 2 de dezembro, pelas 14h30, no Jardim José de Lemos.

Horário:

Dias de semana: das 10h00 às 19h00

Fins-de-semana e feriados: das 10h00 às 20h00

Consoada: das 10h00 às 18h00 e Natal: das 15h00 às 20h00

Org. Câmara Municipal da Guarda

2 a 25 de dezembro

Praça Luís de Camões

Mercadinho de Natal

Prove as delícias desta época festiva. Compre o que é nosso no Mercadinho de Natal da Praça Luís de Camões. Doces e petiscos locais.

Horário:

Dias de semana: das 14h00 às 19h00

Fins-de-semana e feriados: das 10h00 às 20h00

Consoada: das 10h00 às 18h00 e Natal: das 15h00 às 20h00

Org. Câmara Municipal da Guarda

2 de dezembro a 6 janeiro

Jardim José de Lemos e Jardim do Largo Frei Pedro

Estrela de Natal – Cenografias Urbanas

Iniciativa que junta trabalhos de Escolas e IPSS da rede social do Concelho da Guarda

Org. Câmara Municipal da Guarda

2 dezembro a 16 dezembro

Praça Luís de Camões

Visitas à Cidade Natal pelas Escolas e Jardins-de-Infância

Org. Câmara Municipal da Guarda

3 a 23 dezembro

Igrejas e Capelas da Cidade

Concertos de Natal na Cidade

Dia 3 -18h00, Igreja de S. Vicente

Duo Lírico com o Tenor Carlos Guilherme e Soprano Filipa Lopes

Dia 8 - 21h00, Igreja S. Miguel

Grupo Cantares da Sequeira

Dia 9 - 21h00, Igreja da Sequeira

Cantos ao Menino pelo Grupo da Casa do Povo do Paul

Dia 10 - 21h00, Igreja do Bonfim

Grupo Kaire Ictus

Dia 11 - 16h00, Capela de S. Pedro

Orquestra Ligeira de Gouveia com o Maestro Hélder Abreu

Org. INATEL

Dia 15 - 21h00, Catedral

José Barros & Navegantes

Dia 18 dezembro - 16h00, Igreja da Misericórdia

Concerto de Natal do Orfeão do Centro Cultural da Guarda

Dia 23 - 21h00, Capela do Mileu

Diamar

Org. Câmara Municipal da Guarda

10 e 11 dezembro

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

ACONCHEGO DE NATAL | Feira e Mostra Social

Este ano será um ACONCHEGO ainda mais solidário, com vista angariar bens e ajudas de apoio e cuidado para um largo número de famílias do concelho, que se encontram em situação de grande fragilidade e vulnerabilidade. A iniciativa conta com a colaboração da Rede Social Local.

14h30 – 18h30

Org. Câmara Municipal da Guarda e CLAS

10 e 11 dezembro

Centro de Estudos Ibéricos

ACONCHEGO DE NATAL | Livros Guardados

14h30 – 18h30

Org. Câmara Municipal da Guarda

10 e 11 dezembro

Museu da Guarda – Espaço Educativo

ACONCHEGO DE NATAL | Oficinas e Ateliers de Natal

15h00 – 18h00

Org. Câmara Municipal da Guarda

10 e 11 dezembro

Centro de Estudos Ibéricos

ACONCHEGO DE NATAL | Embrulhos Solidários e Ecológicos

14h30 – 18h30

Org. Câmara Municipal da Guarda

24 dezembro

Praça Luis de Camões

Madeiro de Natal

Venha brindar com a família e os amigos no Madeiro de Natal, numa tradição guardense que importa fazer perdurar.

16h00

Org. Câmara Municipal da Guarda

26 dezembro

Aldeia Viçosa, adro da igreja

Magusto da Velha

Uma tradição que remonta a 1698. Reza a história, que uma velha abastada terá feito uma doação para que o povo pudesse um dia por ano, beber vinho e comer castanhas.

15h00

Org. Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa | Apoio: Câmara Municipal da Guarda

31 dezembro

Praça Luís de Camões

Alta Passagem de Ano

Pedro Abrunhosa e Comité Caviar

Hybrid Theory – Tributo a Linkin Park

DJ TwoBrother's

É na Guarda a mais Alta Passagem de Ano do país! Com um cartaz eclético, capaz de agradar a vários públicos e diferentes gerações. Na última noite do ano, todos os caminhos vêm dar à Guarda. Estão todos convidados!

22h00

Org. Câmara Municipal da Guarda

6 e 7 de janeiro

Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda

Vamos Cantar as Janeiras

Espetáculo com a participação de coletivos de cantares do Concelho da Guarda, sob a direção artística de Sara Vidal.

21h30

Org. Câmara Municipal da Guarda

Imagem: Guarda: a mais alta e a mais bela cidade de Natal