Cão da Serra da Estrela em destaque durante o fim-de-semana na Guarda

Cultura Informações e Serviços
13/12/2022

​O Município da Guarda, a Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela (APCSE) e a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE) organizam, nos dias 17 e 18 de dezembro, um fim de semana dedicado ao cão da Serra da Estrela, um dos ícones da região e do país.

A iniciativa tem início dia 17 de dezembro, às 14h00, no Pavilhão do Estádio Municipal, com a 9ª Exposição Canina Especializada do Cão da Serra da Estrela da LICRASE, com a atribuição do prémio António Nogueira Lourenço 2022 e a homenagem ao criador Celso Machado. Os exemplares canídeos serão avaliados pelo juiz português Ricardo Silva.

O programa continua com a palestra 'À conversa sobre o Cão da Serra da Estrela', no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda. Uma sessão pública, de entrada livre, que permitirá debater sobre esta raça canina característica da região.

O primeiro dia termina com um jantar-convívio na sede da ACRIGUARDA para os amantes da raça, com inscrição obrigatória através do mail infoapcse@gmail.com.

No domingo, dia 18 de dezembro, as atividades começam, às 9h30, com a 31ª Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela. Esta mostra, organizada pela APCSE, decorre no Pavilhão do Estádio Municipal e é aberta a exemplares do cão da Serra da Estrela, de pelo curto e comprido, nas diversas categorias.

A partir das 15h00 decorrerão as finais e a entrega dos prémios da Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela. A avaliação será realizada pelo juiz português Rui Monteiro.

O evento termina com o primeiro Concurso do Cão da Serra da Estrela Cidade da Guarda exclusivamente para exemplares não registados no Livro Origens Português (LOP) ou Registo Inicial (RI). Um concurso gratuito que permitirá a avaliação individual como um Exame de Admissão ao Registo Inicial.

A iniciativa conta com o apoio do Bio2 (Taste of a Wild) e Acriguarda Associação Criadores e com DOGS PTMAGAZINE como media partner. ​

Imagem: Cão da Serra da Estrela em destaque durante o fim-de-semana na Guarda