Município da Guarda

Município da Guarda

Transversalidades – Fotografias sem Fronteiras 2022

Cultura Informações e Serviços
13/12/2022
leitura do texto

​A exposição 'Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2022' será inaugurada no dia 16 de dezembro, às 18h00, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.

A mostra contempla os 17 premiados do concurso organizado sob quatro temas: Património natural, paisagens e biodiversidade, Espaços rurais, agricultura e povoamento, Cidade e processos de urbanização e Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.

Este ano a grande vencedora foi a fotógrafa chinesa Xiu Liu com o portfólio intitulado 'Fairyland in Dream', um conjunto de fotografias recolhidas na China.

Nesta edição foram submetidos cerca de 700 portfólios, oriundos de mais 70 países. China, Espanha, Irão, Bangladesh, Índia, Turquia, Vietnam, Itália, Alemanha foram os países premiados da 11ª edição do concurso, cujas fotografias integram a exposição.

Os resultados desta edição reafirmam a importância qualitativa e quantitativa que o concurso tem vindo a granjear, reconhecido como um dos principais concursos de fotografia a nível nacional.

Nesta sessão será lançado o catálogo da exposição que estará patente até 30 de janeiro de 2023.

Recorde-se que o projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira teve início em 2011 com o objetivo de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menor visibilidade, estimulando, assim, o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelos cinco continentes.

Imagem: Transversalidades – Fotografias sem Fronteiras 2022