Cultura Desporto Educação Mobilidade Urbanismo Economia e Inovação Informações e Serviços Empresas
16/12/2022

Aprovado em reunião de câmara no dia 28 de novembro, o Orçamento de 2023 da Câmara Municipal da Guarda terá uma dotação de 67,7 milhões de euros. O executivo decidiu manter os impostos municipais e tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, suportando o aumento dos custos de todos estes serviços sem prejuízo para os munícipes. No caso da fatura da Água, saneamento e resíduos sólidos o Executivo Municipal decidiu absorver no seu orçamento o aumento aproximado de 500 mil euros ditados pelas empresas fornecedoras, para não sobrecarregar ainda mais o orçamento das famílias Guardenses.

Trata-se de um orçamento com uma componente social muito presente para ajudar as famílias, sem hipotecar o investimento nos projetos do futuro, a atração de empresas e a criação de postos de trabalho. Entre as medidas propostas, destacam-se neste orçamento o Plano Municipal de Emergência Social, com um investimento de 500 mil euros para apoiar solidariamente as famílias Guardenses mais fragilizadas economicamente, perante a situação de crise atual; na habitação social, iniciaremos o programa de habitação social do nosso concelho com 800 mil euros e teremos finalmente condições para resolver os problemas dos bairros do Fomento, da Fraternidade e outros, ao conseguir o apoio de 6,7 milhões em fundos europeus para executar até 2025; nos próximos anos os proprietários terão apoio na recuperação de edifícios degradados no Centro Histórico da Guarda, não esquecendo outros núcleos históricos no Meio Rural do nosso Concelho, em que o Município irá financiar até 50% do custo de reabilitação de coberturas e fachadas, com o investimento de mais de 400 mil euros para os próximos 4 anos; destaque também para o investimento na ampliação da Plataforma Logística com reforço 700 mil euros; para as Áreas de Acolhimento Empresarial Inovadoras, no âmbito do PRR, queremos preparar o nosso Parque Industrial para as transições verde e digital, com a implantação da Comunidade de Energia Renovável de Nova Geração, com 4 milhões de euros nos próximos anos e a área Empresarial Tecnológica, na fase de projeto no Mercado Municipal.

Para inverter o despovoamento e a falta de recursos humanos qualificados, o Município da Guarda tem prevista a implementação do Plano de Atração de Pessoas e Empresas (PAPE) com 100 mil euros de dotação anual e que deverá ir até aos 550 mil euros nos próximos anos, atraindo talento à região, colmatando a falta de recursos humanos e ajudar na fixação das famílias jovens. Para além de socialmente responsável e solidário, o Município da Guarda pretende ser em 2023 encorajador de investimento e da criação de emprego.

A Câmara da Guarda continuará a encabeçar as autarquias da região no que toca ao investimento na área da Educação de crianças e jovens, apoiando as famílias Guardenses nomeadamente na aquisição dos livros de fichas/complementares, material escolar e refeições com o valor global de 350 mil euros. De referir ainda nesta área, a conclusão da obra da Escola Secundária da Sé e a beneficiação da Escola de Santa Clara, que em conjunto representam o investimento de mais de 2 milhões de euros no Parque Escolar.

Na Mobilidade e Urbanismo estão previstos investimentos no valor de mais de 4 milhões de euros designadamente, para a requalificação do Eixo Central da Cidade, a requalificação dos acessos ao centro urbano, as estradas da Pocariça, dos Galegos, da Srª da Alagoa e a Pedovia. Está ainda prevista a requalificação de algumas ruas nos Bairros do Torrão e N.ª Senhora dos Remédios, entre outras.

A Cultura contará com mais de 1,5 milhões de euros, destacando-se nesta área a criação de uma rede de Museus Municipais que valorizem o Concelho e o projeto do Museu/Centro de Arte Contemporânea. Quanto aos eventos mantêm-se o Ciclo de Festivais de Cultura Popular, a Feira Ibérica de Turismo, a Feira Farta, o Guarda Wine Fest, as Festas da Cidade, a Cidade Natal, o Desfile e Julgamento do Galo, a Invernal de BTT, a Volta a Portugal e a Alta Passagem de Ano, entre tantas outras atividades culturais e desportivas.

Recorde-se que as Grandes Opções do Plano e o Orçamento de 2023 têm como objetivo fundamental ir ao encontro das necessidades e problemas da população, apresentando soluções acertadas e viáveis, através da adoção de estratégias e políticas bem definidas e parametrizadas.

Imagem: Orçamento 2023: Guarda faz reforço social sem comprometer o investimento e o emprego