Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Em janeiro, Guarda terá novas linhas e horários nos Transportes Urbanos com o STUG

Mobilidade Informações e Serviços
23/12/2022
leitura do texto

​Ano Novo, rede urbana de transportes nova! O Município da Guarda, através do seu Serviço de Transportes Urbanos da Guarda (STUG), inicia em janeiro uma nova etapa com novos horários, mais frequência de carreiras e novas linhas urbanas nos transportes públicos. Com autocarros renovados e uma imagem nova, o Município da Guarda entra em 2023 a apostar numa maior mobilidade na cidade mais alta, colocando em funcionamento 5 linhas. São elas: Azul, entre as Covas e o Campus do IPG; Verde, entre o Carapito e Alfarazes; Amarela, entre a R. Manuel Conde e o Campus do IPG; Laranja, entre o Bairro do Torrão e a Plataforma Logística; e Vermelha que circula apenas no Centro da cidade.

Esta é uma mudança que se iniciou em novembro último com a criação de uma nova marca: STUG, a requalificação do parque automóvel, a restruturação da bilhética e a abertura de um novo posto de venda de bilhetes e passes no Centro Coordenador de Transportes. A partir de janeiro, com mais carreiras e linhas, o Município pretende chegar a mais munícipes chegando a uma maior fatia de território e servindo melhor quem já usa o transporte público/coletivo urbano nas suas deslocações na cidade. Os veículos da rede Urbana já garantem, também, um sistema de acessibilidade e transporte mais inclusivo, garantindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

A curto prazo, está ainda prevista a Implementação de um sistema de informação em tempo real nos Abrigos/paragens de toda a rede. A ideia é que através de um display eletrónico, o utilizador dos Transportes consiga perceber o tempo de espera do próximo autocarro, identificado por linha. Este projeto de informação em tempo real, corresponde a um investimento de cerca de 400 mil euros e será apoiado a 85 por cento por fundos europeus.

Uma rede de transportes mais abrangente é sinónimo de uma franca melhoria da qualidade de vida, uma vez que permite um menor uso do automóvel e possibilita que os centros urbanos se tornem mais benéficos para peões e outros transportes alternativos mais amigos do ambiente, através de uma menor circulação de veículos nas estradas. Numa altura em que as alterações climáticas ditam mudanças de paradigma na forma como vivemos e vivenciamos as cidades, é importante apostar em meios coletivos de transporte, poupando energia e evitando maior poluição.

Os horários e linhas do STUG podem ser consultados e descarregados a partir da plataforma aqui: O link no site não funciona. Fica aqui para ser mais fácil: https://transportes.mun-guarda.pt/

Imagem: Em janeiro, Guarda terá novas linhas e horários nos Transportes Urbanos com o STUG