Município da Guarda

Município da Guarda

Agenda Cultural da Guarda com os destaques de janeiro a março no TMG, BMEL, Museu e pelo concelho

Cultura Informações e Serviços
13/01/2023
leitura do texto

​A Guarda tem uma nova agenda cultural, num formato mais prático e contempla as três as 'agendas', a do Teatro Municipal da Guarda (TMG), da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e do Museu da Guarda, num único documento. A nova agenda foi apresentada, no dia 10 de janeiro, no foyer do Teatro Municipal. Durante os próximos três meses serão mais de 100 as atividades nas três infraestruturas do Município da Guarda.

Na apresentação da agenda cultural, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, afirmou que quer 'uma programação eclética, plural e que vá ao encontro das pretensões dos públicos-alvo do concelho, da região e daqueles que a procuram'.

O Teatro Municipal da Guarda inicia o ano com 46 atividades diversificadas e direcionadas para todos os públicos. Uma programação ousada com grandes nomes a nível nacional e internacional, mas também com uma forte aposta na produção artística local.

Neste período o TMG conta com quatro residências artísticas ligadas à música e ao teatro, realizadas no território.

'Beat Na Montanha' é a uma residência artística de alta duração, que decorrerá entre janeiro e junho, apresentada por B. Riddim. A ideia deste projeto nasceu de uma colaboração de Luís Sequeira (B.Riddim) com o Projecto LAR, na Ima. Por ter sido um trabalho bem-sucedido, existe agora a ambição de replicar o projeto com outras instituições educacionais da região, culminando num concerto, de apresentação do trabalho desenvolvido, no TMG.

Já nos dias 3 e 4 de fevereiro, às 21h30, o pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda recebe uma Co-Produção dos Gambozinos e Peobardos - Grupo de Teatro da Vela e TMG. A peça de teatro 'O Dia Depois de Amanhã' resulta de conversas com antigos combatentes da Guerra Colonial, narradas na primeira pessoa, 60 anos depois. Um espetáculo criado com as estórias de quem viveu a Guerra Colonial nas três frentes.

No dia 11 de março, às 21h30, 'Serranias' regressa ao TMG, no pequeno auditório. Uma peça de teatro que resulta de uma residência artística do grupo CRUA, do Porto, na freguesia de Famalicão da Serra. Uma co-produção com o Teatro Municipal da Guarda, com o apoio do Centro Cultural e da Junta de Freguesia de Famalicão da Serra.

'Aquilómetros' é a última residência artística deste trimestre e acontece nos dias 23, 24 e 25 de março, em diversos espaços do TMG, pelas 21h30. A peça de teatro é o culminar de um ano de projetos criados em torno da celebração do 40° aniversário do Aquilo Teatro. Esta equipa multidisciplinar integra mais de 10 criadores que vivem na Guarda ou fizeram da Guarda a sua casa a dado momento da sua vida. Uma co-produção da Aquilo Teatro e do Teatro Municipal.

Este ano estão de regresso os Festivais de Cultura Popular. O primeiro acontece já no dia 28 de janeiro, em Vila Mendo, com a Festa do Chichorro, uma iguaria associada à tradicional matança do porco.

A freguesia da Castanheira recebe, 20 anos depois, o Festival dos Enchidos de Castanheira no dia 26 de março. Aqui o enchido tradicional será o rei e contará com as degustações e muita animação.

A programação do TMG conta ainda com grandes nomes do panorama artístico nacional. O artista musical Syro sobe ao palco do grande auditório no dia 28 de janeiro, às 21h30, a banda The Gift apresenta o novo disco 'Coral' a 4 de março e o mágico Luís de Matos vem à Guarda no dia 11 de fevereiro e apresenta um espetáculo único e irrepetível.

O filme rodado na cidade, 'Quando o Diabo Reza' contará com três sessões, no grande auditório do TMG, a 20 de janeiro. As primeiras duas sessões serão direcionadas para o público escolar e às 21h30 o grande auditório abre portas para o público em geral.

No dia 30 de março, a banda original da cantora Amy Winehouse subirá ao palco do grande auditório do TMG. O concerto inicia-se às 21h30, e terá como reportório todos os êxitos e canções da cantora de 'Rehab'.

No Museu da Guarda serão várias as exposições de artistas regionais e nacionais que irão estar patentes ao longo destes três meses. Para além das exposições 'Verdes Moradas', da curadoria de Nuno Faria, até dia 9 de abril e 'Um Outro Olhar sobre a Obra de Saramago', de Violante S. Matos patente ao público na Galeria Espaço #4, até 6 fevereiro de 2023, o museu recebe mais duas exposições.

'Na Guarda dos Olhares' de Hélder Sequeira, estará patente no Espaço #4 a partir de 16 de fevereiro. Nesta exposição, o fotógrafo apresenta uma seleção de 25 imagens da 'sua' Guarda eterna, vista através do imaginário cultural e patrimonial da cidade.

No mesmo dia, às 18h00, é inaugurada a exposição dedicada a iniciativa GuardaFolia. 'Julgamento e Morte do Galo: Uma Retrospetiva' é um conjunto de seis fotografias de grande formato que ilustram várias edições da forma típica de manifestar o Carnaval na Guarda. A exposição pode ser apreciada até 27 de fevereiro de 2023.

'Perspetivar Artisticamente as Alterações Climáticas' pelo Dr. António Prata Coelho, no dia 3 de março, e 'O Fogo e a Água Problemáticas da Sustentabilidade' pelo Prof. Doutor Emanuel Castro, no dia 17 de março, são as conferências que decorrerão este trimestre no Museu.

Haverá também uma aposta na formação artística com cursos de cerâmica, gravuras e oficinas.

Destaque ainda para a apresentação do livro 1056.3 - In-Folio do Museu Da Guarda, no dia 26 de janeiro, visando a divulgação das atividades que decorreram em 2022 e apresentando novas propostas de atividades para 2023.

No que respeita à agenda cultural de 2023, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço inicia o ano dando seguimento à sua programação variada, dirigida a diversos tipos de público e idades, composta por apresentações de livros, exposições, contos, visitas à biblioteca, palestras e oficinas variadas, conversas e concertos.

São destaque deste trimestre: a apresentação do livro 'De Memória nos Fazemos' de Violante Saramago, uma homenagem ao pai, José Saramago, relatando situações de afeto entre ambos. E do livro 'A última Solidão' de Carmen Garcia, no âmbito projeto Literacia e Saúde Mental e da parceria estabelecida com o Gabinete de Intervenção Comunitária, da Casa de Saúde Bento Menni da Guarda. Esta sessão, decorrerá no dia 13 de janeiro e contará com a presença da autora.

A palestra 'Ilustrar Ciências e a Natureza' por Fernando Correia decorre durante os dias 2 e 3 de fevereiro, e o Concurso Nacional de Leitura, fase Municipal, no dia 14 de fevereiro, para selecionar os concorrentes do nosso concelho que participarão na Fase Intermunicipal.

Em fevereiro destaque ainda para o Carnaval da cidade mais alta. GuardaFolia regressa às ruas da cidade, em vários equipamentos e também pelo concelho.

Ainda durante a apresentação da agenda, o autarca referiu que 'Entre os três equipamentos e as atividades desenvolvidas no concelho, estamos a falar em cerca de 200 mil euros para a programação destes três meses e será, cada vez mais, uma aposta nossa apoiar a indústria cultural local com mais força'.

O presidente da autarquia afirma, ainda, que esta programação tem 'a ambição de cativar mais público, mais pessoas. Desta forma estamos a ajudar a fortalecer a economia e a divulgar aquilo que temos de melhor em termos culturais'.

Pode consultar toda a programação através do link: Agenda Jan-Mar_2023_CMG.pdf (mun-guarda.pt).

Imagem: Agenda Cultural da Guarda com os destaques de janeiro a março no TMG, BMEL, Museu e pelo c