120 anos depois, o Circuito das Beiras volta a passar pela Guarda

Desporto Informações e Serviços
13/01/2023

​Passados 120 anos, a Guarda volta a ser novamente um dos pontos de passagem do Circuito das Beiras, que está de regresso ao território. A primeira prova realizada em Portugal por etapas, ligará, novamente, o litoral ao interior num total de 400km de 14 a 17 de setembro.

Na apresentação, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda referiu que «esta prova mítica tem o mérito de ligar três cidades cuja capitalidade, agrega a região da Beira e cuja empatia vai muito mais além do que a mera pertença a uma região administrativa».

O autarca acrescentou ainda que «quando há 120 anos, Tavares de Melo, idealizou esta corrida, com refinada visão de futuro e conhecedor das potencialidades destes territórios, teve o mérito de ligar paisagens naturais e história e património com esta prova de desporto motorizado. Esta arrojada iniciativa para a época ficou na memória coletiva, representando um marco na história do desporto motorizado português. Com o habitual engenho do Clube Escape Livre ao alargar parcerias com a nossa vizinha Espanha, estão reunidas as condições para ser uma prova com sucesso internacional assegurado».

A iniciativa visa recriar a prova criada e ganha por Tavares de Melo ao volante de um Darracq em 1903. A prova épica conta com um percurso com partida da cidade de Coimbra, passando pela Guarda e por Castelo Branco e chegada, novamente a Coimbra.

É, precisamente, este percurso que o Clube Escape Livre vai recuperar. Para o presidente do Clube, Luís Celínio «era impossível passar ao lado da oportunidade de fazer jus ao lema do Clube Escape Livre reeditando o Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, prova que teve na Guarda um dos pontos de chegada e de partida de etapas desta competição e que assinalou no mapa da competição automóvel portuguesa o nome da Cidade Mais Alta».

A apresentação da prova contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, bem como do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, do historiador José Barros Rodrigues e do adjunto do presidente da CM Castelo Branco, Paulo Bernardino.

A prova épica, que regressa 120 anos depois, acontecerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro com o apoio das câmaras municipais da Guarda, de Coimbra e de Castelo Branco.

Imagem: 120 anos depois, o Circuito das Beiras volta a passar pela Guarda