CEI integra rede ibérica de cooperação transfronteiriça - REDCOT

Cultura Informações e Serviços
10/02/2023

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), juntamente com diversas entidades portuguesas e espanholas promotoras da cooperação transfronteiriça, integra a Rede Portugal-Espanha de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT). O acordo de constituição foi celebrado no Museu dos Coches, em Lisboa, no passado dia 1 de fevereiro. A vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Amélia Fernandes, representou a Direção do CEI numa sessão presidida pelas ministras da Coesão Territorial do Governo de Portugal, Ana Abrunhosa, e da Política Territorial do Reino de Espanha, Isabel Rodríguez García, onde também participaram a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o secretário-geral para o Desafio Demográfico espanhol, Francesc Boya.

Este Acordo de Constituição da REDCOT tem como objetivo “dar uma resposta efetiva às populações locais nas áreas de cuidados de saúde de emergência, circulação de trabalhadores transfronteiriços, proteção civil, despovoamento, investimento transporte de mercadorias e apoios sociais e económicos”.

Esta rede informal de cooperação territorial pretende incentivar o desenvolvimento de mecanismos de colaboração e intercâmbio de boas práticas capazes de criar sinergias e otimizar ações, impulsionar programas europeus e assegurar uma maior coordenação e articulação multinível em diversos domínios do território transfronteiriço.

O Acordo de Constituição da Rede Espanha – Portugal de Cooperação Transfronteiriça (REDCOT) surge na sequência da assinatura do memorando de entendimento entre o Ministério da Coesão Territorial da República Portuguesa e o Ministério de Política Territorial do Reino de Espanha, celebrado no dia 4 de novembro de 2022, em Viana do Castelo.

Imagem: CEI integra rede ibérica de cooperação transfronteiriça - REDCOT