Município da Guarda

Município da Guarda

Curso de Verão do CEI: "Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento"

Ambiente Cultura Urbanismo Informações e Serviços
13/02/2023
leitura do texto

O Centro de Estudos Ibéricos promove, de 27 de junho a 1 de julho, a 23ª edição do Curso de Verão, este ano, subordinado ao tema genérico 'Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento'.

No ano em que se comemora o Centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, o Curso irá decorrer entre Coimbra, Guarda e Almeida preenchido com Conferências, Comunicações, Painéis de Debate, Trabalhos de Campo e um Roteiro dedicado ao mentor e diretor honorífico do CEI.

As apresentações e os debates, que decorrerão em modalidade mista (presencial e online), abordarão, entre outros, os seguintes temas estruturantes: Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade; Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais; e Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.

A iniciativa tem como objetivo identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento, incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano e valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Recorde-se que o Curso é certificado com 3 ECTS, pela Universidade de Coimbra (UC) e creditado pela Universidade de Salamanca (30 horas). Até dia 24 de maio poderão ser submissas comunicações para o Curso e até dia 2 de junho estão abertas as inscrições para participar.

Imagem: Curso de Verão do CEI: