Município da Guarda

Município da Guarda

Município vai plantar 950 árvores

Ambiente Urbanismo Informações e Serviços
17/02/2023
leitura do texto
Atento à problemática das alterações climáticas e às medidas de adaptação e mitigação a implementar e preocupado com os seus impactos nos Ecossistemas, na Economia e na Sociedade, o Município da Guarda vai proceder à plantação de 950 árvores ornamentais e árvores de fruto. Uma ação que será feita em arruamentos, praças e jardins da cidade. Mostramos aqui os locais.

Vão ser plantadas árvores em caldeiras vazias; criadas mais zonas de sombra, sobretudo nos jardins onde não existem árvores; serão restituídas árvores no Parque Municipal e, em situações particulares, substituídas (exemplares com instabilidade na sua estrutura devido a fatores como doenças, pragas, vento forte, raízes danificadas, entre outros). A substituição é importante para evitar possíveis acidentes ou danos ao meio ambiente e que podem representar riscos para pessoas e bens ou onde as espécies existentes não são compatíveis com a utilização do espaço. As espécies escolhidas, na sua maior parte, são espécies nativas da região - carvalhos (Quercus pyrenaica), medronheiros (Arbutus unedo), freixos (Fraxinus excelsior), bétulas (bétula verrugosa), ulmeiros (Ulmus glabra), cerejeiras, macieiras entre outras.

É por todos reconhecida a importância das árvores no espaço público urbano quer pela sua função ecológica ao diminuir os níveis de ruído, reter as poeiras em suspensão e reduzir os níveis de dióxido de carbono, quer pela sua função paisagística. Um estudo recente, divulgado esta semana na revista The Lancet, aponta que plantar mais árvores pode reduzir em um terço as mortes causadas pelas altas temperaturas do verão nas cidades.

É nosso dever promover, informar e sensibilizar sobre este património que é de todos, garantindo um futuro melhor para as gerações vindouras. As árvores são património.

Imagem: Município vai plantar 950 árvores