Apresentação das Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço e Entrega do Prémio EL a Valentín Cabero

Informações e Serviços
27/02/2023

Em 2023 assinala-se o Centenário do Nascimento do professor, ensaísta, escritor, pensador incansável de Portugal, da sua identidade e destino: Eduardo Lourenço. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), terá lugar a apresentação da Rede de Parceiros e do pré-programa das Comemorações do Centenário, que está a ser coordenado pela Câmara Municipal da Guarda com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

As apresentações têm início na BMEL às 15h00 com o Colóquio “Leituras de Eduardo Lourenço: Nós como futuro”. Com esta iniciativa, o CEI propõe às personalidades distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço que reflitam, a partir das suas áreas específicas, sobre a sua importância e implicações para «as luzes e as sombras do mundo em que vivemos». O colóquio terá como oradores: António Sáez Delgado (Prémio EL 2014), Fernando Paulouro (Prémio EL 2017), Carlos Reis (Prémio EL 2019) e Pílar del Rio (Fundação José Saramago - Prémio EL 2021).

Pelas 16h30, será apresentada a Rede de Parceiros e da Programação do Centenário do Nascimento do ensaísta. O grupo que coordena as Comemorações no CEI, constituído por António Pedro Pita e Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro (Cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha), tem vindo a preparar um programa com o envolvimento direto de instituições com quem o professor estabeleceu uma relação mais estreita e que esboçam um possível Roteiro Eduardo Lourenço.

São parceiros nestas comemorações: Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca, Instituto Politécnico da Guarda, Câmara Municipal de Almeida, Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional, Instituto Camões, Centro Nacional de Cultura, Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Direção Regional da Cultura do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal.

O dia termina com a sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2022 aoProfessor Valentín Cabero Diéguez (Espanha), pelas 18h00. O geógrafo, catedrático jubilado da Universidade de Salamanca, tem dedicado o seu trabalho aos lugares e às pessoas, às paisagens e aos valores patrimoniais e conhece com rigor os processos de transformação dos territórios mais vulneráveis da fronteira luso-espanhola.

Ao longo de dezoito anos, o Prémio Eduardo Lourenço distinguiu personalidades e instituições com atividade relevante no universo ibérico. As Comemorações do Nascimento de Eduardo Lourenço terão início a 23 de maio de 2023, dia do aniversário do ensaísta e irão prolongar-se por um ano, até 23 de maio de 2024.

Imagem: Apresentação das Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço e Entrega do Prémio EL a V