Município da Guarda

Município da Guarda

Música, Teatro religioso, exposições e culto na Semana Santa da Guarda de 17 de março a 8 de abril

Informações e Serviços
14/03/2023
leitura do texto

Música, teatro religioso, exposições, culto. Na Guarda são muitas as propostas para a celebração da Quaresma e da Semana Santa. O Município da Guarda volta a promover, entre 17 de março e 8 de abril, com a parceria de várias entidades, o Ciclo Semana Santa - Cultura e Fé com atividades na cidade, mas também por várias localidades do concelho como Faia, Pousade, Marmeleiro, Famalicão da Serra, Maçainhas, Quinta de Gonçalo Martins, Carvalhal Meão, Vila Fernando ou Castanheira. Mais do que um evento religioso, a Semana Santa – Cultura e Fé assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por música, exposições e teatro religioso num momento de exaltação do património material e imaterial que carateriza as celebrações da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa.

O programa tem início a 17 de março, na Sequeira, com o primeiro de sete concertos de César Prata e Sara Vidal juntamente com as coletividades do concelho. O concerto 'Cantos da Quaresma', que decorre até 31 de março, reúne músicas tradicionais portuguesas alusivas deste período antes da Páscoa.

Em todas as apresentações, o grupo local fará, na primeira parte do concerto, a apresentação dos seus cantos de Quaresma no Adro da Igreja, e de seguida César Prata e a Sara Vidal interpretarão também temas da Quaresma. Os concertos acontecem ainda na Faia (18), Marmeleiro (19), Famalicão (24), Maçainhas (25), Quinta de Gonçalo Martins (26) e Castanheira (31).

Mas há muito mais neste cartaz da Semana Santa Guardense. Dia 19 de março, domingo, realiza-se a Via Sacra em Vale de Estrela, às 16h00, a partir da zona do cruzeiro. Segue-se no dia 25 de março, no Carvalhal do Meão, o Enterro do Senhor, pelas 21h00.

A 26 de março, às 15h00 a Procissão do Senhor dos Passos com sermões do Pretório, Encontro, Calvário e Saudade, sai às ruas no Carvalhal Meão. Pelas 16h00, a Procissão dos Passos parte da Igreja da Misericórdia para a cidade da Guarda.

A iniciativa prossegue no dia 31 março com a inauguração, às 17h00, da Exposição 'A Palavra e a imagem', no Espaço ExpoEcclesia. A exposição, que estará patente até 30 de novembro, desafia o visitante a caminhar da Quaresma, 'tempo favorável' de conversão, até à Pascoa da 'eterna salvação'. Este itinerário pretende ilustrar a passagem do crer ao viver, do fazer ao ser.

No dia 1 de abril, sábado, a Associação de Jogos Tradicionais irá fazer o Percurso Alminhas entre Vila Fernando e o Marmeleiro, com início às 9h00. As inscrições para a participação devem ser feitas através do email: marmeleiroccs@sapo.pt. Durante a tarde, às 15h00, inicia-se o Workshop de Folares de Marmelada, na freguesia do Marmeleiro.

E porque a tradição ainda se mantém em algumas aldeias do concelho da Guarda, dia 1 de abril, às 21h00, em Vila Fernando cumpre-se o rito de louvor aos mortos com a Encomendação das Almas. Um rito do período quaresmal que leva um grupo de pessoas à rua durante a noite, normalmente num lugar de elevação, para fazerem orações pelas almas dos que já partiram. A iniciativa contará com a participação dos Grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Grupo de Cantares 'A Mensagem', Marmeleiro e Castanheira. Estes Grupos, tem participado nos últimos anos em várias manifestações populares de caráter religioso com o intuito de preservar e vivenciar tradições do sagrado. De ressalvar que na região a oração 'As Palavras Ditas e Retornadas' é unicamente rezada pelo Grupo de Encomendação das Almas da Faia.

No Domingo de Ramos, 2 de abril, às 10h30, decorrerá entre Misericórdia e a Sé da Guarda a Bênção e Procissão de Ramos, seguida de celebração de Missa de Domingo de Ramos. Nesse mesmo dia, na freguesia da Castanheira, às 16h00, decorrerá a Missa e Via Sacra com o Senhor dos Passos. De realçar ainda a 'La Pasion', cuja a encenação decorre na Praça Luís de Camões, às 21h00. A encenação da Paixão de Cristo estará a cargo do Grupo 'El Manantial' de Ciudad Rodrigo, que se caracteriza pela vivacidade das cenas no templo, pelas falsas testemunhas e pela provocação do público para torná-lo cúmplice da condenação de Cristo.

No dia 3 de abril, às 21h00, realiza-se em Famalicão da Serra a Via Sacra.

Já no dia 5 de abril, a Sé da Guarda recebe o concerto de Nektaria Karantzi, pianista virtuoso, compositor e maestro, e Vassilis Tsapropoulos, vocalista com carreira na música sacra e bizantina, pelas 21h30. Durante a atuação os músicos apresentarão hinos e canções ortodoxas e balcânicas para a 'Theotokos' (Mãe de Deus), resultando um diálogo transfixante em palco entre a cultura musical ocidental e a tradição oriental.

A Sé da Guarda recebe, durante o dia 6 de abril, a Missa Crismal e Bênção dos Óleos, às 10h30 e Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Lava-pés, às 19h00. Ainda nesse dia, pelas 21h00, decorrerá uma visita e adoração na Igreja de São Vicente, Sé da Guarda, Igreja da Misericórdia e Igreja de São Miguel.

A anteceder o sábado de aleluia, a Sé da Guarda é palco para a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração à Cruz, pelas 17h00. À noite, às 21h30, terá lugar na Igreja da Misericórdia, o Enterro do Senhor.

O programa de celebração termina dia 8 de abril, na Sé da Guarda e em Pousade. No sábado de Aleluia, pelas 21h00, decorrerá na Sé da Guarda a Noite da Vigília Pascal. À mesma hora em Pousade, Daniel Rocha​ apresenta 'A Cruz Jaz no Meu Regaço'. Um teatro religioso de índole comunitária que pretende respeitar a tradição centenária de teatro religioso e popular de Pousade, mas ao mesmo tempo aponta para a integração e revitalização desta tradição através da sua própria atualização e interpretação mais aberta dos textos sagrados, promovendo, assim, o aparecimento de novos textos que reinterpretem e proponham um olhar mais humano e atual sobre o tema da Paixão de Cristo. O espetáculo será interpretado pela comunidade de Pousade e pelos atores do Grupo Cultural e Desportivo Pousadense.

A iniciativa Semana Santa, Cultura e Fé é promovida pelo Município da Guarda em parceria da ExpoEcclesia, Diocese da Guarda, Santa Casa da Misericórdia e o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense.

PROGRAMA

SEMANA SANTA - CULTURA E FÉ

De 17 a 31 de março

Cantos da Quaresma

por César Prata e Sara Vidal

Sequeira

17 de março | 21:00

Faia

18 de março | 21:00

Marmeleiro

19 de março | 19:00

Famalicão

24 de março | 21:00

Maçainhas

24 de março | 21:00

Quinta de Gonçalo Martins

26 de março | 19:00

Castanheira

31 de março | 21:00

19 de março

16h00 - Via Sacra, em Vale de Estrela

Vale de Estrela, zona do Cruzeiro

25 de março

21h00 - Enterro do Senhor

Carvalhal Meão

26 de março

15h00 - Procissão do Senhor dos Passos com sermões do Pretório, Encontro, Calvário e Saudade.

Carvalhal Meão

16h00 - Procissão do Senhor dos Passos

Igreja da Misericórdia – Ruas da Cidade

31 de março

17h00

Inauguração da Exposição 'A Palavra e a Imagem'

ExpoEcclesia – Guarda

1 de abril

9h00 - Percurso Alminhas, pela Associação de Jogos Tradicionais

Vila Fernando – Marmeleiro

inscrições: marmeleiroccs@sapo.pt

15h00 - Workshop de Folares de Marmelada

Marmeleiro

21h00 - Encomendação das Almas, com a participação dos Grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Grupo de Cantares 'A Mensagem', Marmeleiro e Castanheira

Vila Fernando

2 de abril

10h30 - Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

Bênção e Procissão de Ramos Guarda

Entre Misericórdia e a Sé Catedral, seguida de celebração de Missa de Domingo de Ramos

16h00 - Missa e Via Sacra com o Senhor dos Passos

Castanheira

21h00 - Encenação da Paixão de Cristo 'La Pasion' pelo Grupo 'El Manantial' de Ciudad Rodrigo

Praça Luís de Camões

3 de abril

21h00 - Via Sacra pela ruas

Famalicão da Serra

5 de abril

21h30 - Hinos e canções ortodoxas e balcânicas para a 'Theotokos' (Mãe de Deus), apresentado por Nektaria Karantzi e Vassilis Tsapropoulos

Sé da Guarda

6 de abril

10h30 - Missa Crismal e Bênção dos Óleos

Sé da Guarda

19h00 - Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Lava-pés

Sé da Guarda

21h00 - Visita e adoração nas Igrejas de São Vicente, Sé Catedral da Guarda, Igreja da Misericórdia e Igreja de São Miguel

7 de abril

17h00 - Celebração da Paixão do Senhor – Adoração da Cruz

Sé da Guarda

21h30 - Enterro do Senhor

Igreja da Misericórdia

8 de abril

21h30 - Sábado de Aleluia – Noite da Vigília Pascal

Sé da Guarda

8 de abril

21h30 - 'A Cruz Jaz no Meu Regaço', de Daniel Rocha - Teatro Religioso

Pousade

Imagem: Música, Teatro religioso, exposições e culto na Semana Santa da Guarda de 17 de março a 8