Floresta, Poesia, Água e Meteorologia celebrados na Guarda com programa: Educar na Natureza

Ambiente Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços Juventude
16/03/2023

Entre 20 e 24 de março, o Município da Guarda organiza a iniciativa “Educar na Natureza”, um programa que comemora a Semana da Floresta, da Poesia, da Água e da Meteorologia com diversas atividades direcionadas aos alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.

As atividades iniciam-se a 20 de março com a iniciativa Eco-Água. Uma degustação de águas aromatizadas que visam promover o consumo de água da torneira em detrimento dos refrigerantes, incutindo nos alunos o gosto e a importância para o consumo da água da torneira. A iniciativa decorrerá até 24 de março nas escolas dos agrupamentos Afonso de Albuquerque e Sé.

No Dia Internacional da Floresta e também da Poesia, 21 de março, durante a manhã cerca de 300 alunos do 2º ano do 1º ciclo irão plantar 100 árvores na área envolvente da Torre de Menagem. A iniciativa contará com animação teatral por parte da Associação Hereditas e com uma demonstração de meios por parte das equipas de Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários da Guarda, GIPS – GNR, Proteção Civil Municipal e PSP. Por esta ocasião serão ainda declamados três poemas pelos alunos participantes sobre a Floresta/ Ambiente. Ainda no mesmo dia, pelas 11h30, decorrerá na Biblioteca Escolar Carvalho Rodrigues da C+S de S. Miguel uma Oficina de Declamação de Poesia 'Palavras que nos Beijam” direcionada para os alunos do sétimo ano.

No Centro Comercial La Vie será inaugurada, pelas 15h00, a Exposição “A Floresta é nossa, vamos cuidar do Futuro”. A mostra incide sobre a temática a prevenção dos incêndios florestais e no combate à vespa asiática e conta com a parceria do Centro Comercial, do ICNF, da GNR e dos Sapadores Florestais .

Às 16h30, na Capela da Póvoa do Mileu serão plantadas três árvores no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No final os jovens ligados às jornadas interpretarão o hino das JMJ.

Nas freguesias rurais do concelho serão plantadas árvores oferecidas pelo Município, em articulação com as Juntas de Freguesia e respetivas escolas de 18 a 21 de março. Trata-se de ação simbólica que pretende alertar para a importância da Floresta.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, na Quinta da Maunça, às 10h00, serão realizadas várias atividades de educação ambiental e uma demonstração de meios da UEPS.

Nos dias 23 e 24 de março, na Quinta da Maunça, os alunos dos agrupamentos de escolas serão desafiados para uma série de atividades de educação ambiental como: percursos interpretativos, a elaboração coletiva de um Herbário, entre outras atividades.

No Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março, o Café Concerto do TMG, será palco da palestra “Alterações Climáticas”, pelas 18h00. O colóquio contará com vários oradores ligados à área do ambiente.

Um programa extenso e heterogéneo com que o Município da Guarda pretende sensibilizar as crianças, os jovens, e a comunidade em geral, para a crise climática e para a importância de preservar esta “casa” em que habitamos e a que chamamos Planeta Terra.

Imagem: Floresta, Poesia, Água e Meteorologia celebrados na Guarda com programa: Educar na Naturez