Agenda Cultural da Guarda: programação cultural para os meses de abril maio e junho de 2023

Cultura Educação Cidadania e Participação
27/03/2023

​Já está em distribuição a Agenda Cultural da Guarda, para os meses de abril, maio e junho, que comtempla as iniciativas do Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), Museu da Guarda e diversos espaços do concelho.

Na conferência de Imprensa de apresentação, Sérgio Costa, presidente da autarquia Guardense reafirmou a forte aposta na criatividade e artistas locais e numa programação eclética, que seja inclusiva, de qualidade, mas acessível.

De entre as cerca de 120 iniciativas programadas para os próximos meses, deixamos aqui alguns dos destaques:

A 6 de abril, e pela primeira vez na Guarda, acontece o 27º Festival Termómetro Fernando Alvim, espetáculo musical que deu já a conhecer muitos dos nomes da música nacional, nomeadamente os Ornatos Violeta, Capicua, Ana Bacalhau, David Fonseca e Noiserv, entre muitos outros.

A banda portuguesa Cais Sodré Funk Connection, embaixadores do Funk & Soul, atua a 15 de abril e promete celebrar a vida adulta, sem perder a energia contagiante do seu soul-funk.

A marcar as Comemorações do 25 de Abril e, também, o aniversário do Teatro Municipal da Guarda os Sétima Legião, regressam aos palcos e trazem no repertório algumas das suas icónicas músicas, como é o caso de 'Sete Mares' e 'Por Quem Não Esqueci'.

Com estilos variados, desde contemplações melancólicas na eletrónica à house e música mais exuberantes, a 28 de abril atua Moullinex, o DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes.

A 23 de maio o espetáculo In Memoriam de Eduardo Lourenço – Orquestra Filarmónica Portuguesa, com o ator José Neves e o pianista Pedro Nunes, apresenta uma obra original da compositora Camila Salomé Menino e a interpretação de obras selecionadas por Eduardo Lourenço para o vinil 'Playlist'.

A celebrar 20 anos de carreira, o rapper português Valete atua a 27 de maio.

No teatro, destaque para peças 'Casa Portuguesa', pelo Teatro Nacional Dona Maria II, a 9 de junho, e 'Um Dia na Repartição' do jovem guardense Pedro Leitão nos dias 28 e 29 de junho.

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço continua a dar espaço a várias exposições, oficinas e encontros direcionados a famílias bem como a visitas guiadas pelas instalações. As Leituras Comunitárias: 23 poemas de Eugénio de Andrade a 5 abril e a apresentação do livro 'Palavras Descruzadas' de António Bagão Félix são também algumas das propostas culturais da BMEL.​

No Museu da Guarda, a 14 de abril, decorre a inauguração da exposição de Fotografia 'Rumores do Mundo'. Esta mostra integra o programa do 6º Encontro Imagem & Território e conta com a participação de vários concorrentes que submeteram fotografias ao Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2022.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado, a 18 de maio, com a apresentação da exposição 'A coleção de numismática do Museu da Guarda – Época Medieval', seguida da apresentação de uma palestra por Marcos Osório, intitulada 'Tesouros do Passado: descobrindo a História através da Numismatica'.

Integram ainda as iniciativas promovidas pelo Museu os cursos de gravura 'Polpa de Papel' e o de arte urbana do guardense Desy em junho, bem como diversas visitas encenadas.

Com a organização do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), destaque para o 6º Encontro 'Imagem e Território', que congrega exposições, debates, maratona e roteiro fotográfico, de 14 a 22 de abril, e vai acontecer em diversos locais e equipamentos do concelho, bem como para as atividades inseridas nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, com início em maio.

Pode consultar toda a programação aqui​.​​

Imagem: Agenda Cultural da Guarda: programação cultural para os meses de abril maio e junho de 202