Município da Guarda entrega 50 Bolsas Municipais a alunos do Ensino Superior no valor de 160 mil euros

Direitos sociais Educação Informações e Serviços Juventude
05/04/2023

O Município da Guarda entregou hoje, dia 5 de abril, ao final da tarde, as Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior do concelho. Foram concedidas 50 Bolsas para o ano letivo de 2022/2023, num investimento global do Município no valor de 160 mil euros, correspondendo a cerca de 3.200 euros, por bolseiro.

Recorde-se que no ano transato, o presidente da Câmara da Guarda tinha manifestado a intenção de rever o regulamento que classificou de 'redutor', por forma a abranger um maior número de estudantes. Lembramos que no ano letivo de 2021 – 2022 foram entregues 14 bolsas de 1050 euros, cada, perfazendo um investimento de 14 mil e 700 euros.

As Bolsas Municipais da Guarda pretendem valorizar e premiar os jovens e são vistas pelo executivo municipal como um investimento no desenvolvimento da região, premeiam alunos da Guarda ou residentes no concelho há pelo menos três anos que optem por estudar na cidade mais alta ou na região da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela ou em qualquer outro ponto do país.

O Regulamento, revisto para este ano letivo agora apoiado, pauta-se pelos princípios da transparência e proporcionalidade na atribuição de bolsas de estudo, definindo critérios gerais para a conceção das Bolsas de Estudo em condições de igualdade a todos os potenciais beneficiários e o acompanhamento e monitorização das bolsas concedidas.

Consciente das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares do concelho, que constituem verdadeiros obstáculos ao início ou à continuidade de estudos dos seus educandos, e no sentido de concretizar o princípio democrático da igualdade, pretende o Município da Guarda, com este novo Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior, proporcionar apoio aos jovens do concelho. O Município acalenta ainda a ideia de que num futuro próximo, esses mesmos quadros superiores possam regressar, após a conclusão dos estudos, e caso não estudem na Região, para se fixar na sua cidade ou aldeia. Dando assim mais valor à premissa Guarda: Cidade Educadora.

Imagem: Município da Guarda entrega 50 Bolsas Municipais a alunos do Ensino Superior no valor de 1