Memória, Coesão e Literacia Visual no 6º Encontro “Imagem & Território”

Informações e Serviços
13/04/2023

​Exposições, debates, oficinas de fotografia, lançamento de publicações e roteiro fotográfico, são algumas das iniciativas que integram o 6º Encontro 'Imagem & Território' do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) que decorre de 14 a 22 de abril, na Guarda.

Da iniciativa fazem parte 16 exposições de fotografia, em vários locais da cidade mais alta, destacando-se a exposição que conta com a participação de vários concorrentes que submeteram fotografias ao Concurso Transversalidades – Fotografias sem Fronteiras 2022, Rumores do Mundo, na Galeria Evelina Coelho e a exposição Interior Emergente uma reflexão sobre a coesão económica, social e territorial, múltiplos olhares, dos alunos do Instituto Politécnico da Guarda, sobre um devir que se espera mais promissor para o Interior. Estas duas exposições são inauguradas a 14 de abril às 18h00 e às 18h30, respetivamente, e ficam patentes até dia 4 de junho.

De destacar ainda a exposição 'Memoria en la Raya' de Victorino García Calderón. A mostra, que será inaugurada no dia 15 de abril, às 14h30, no Museu da Guarda, reúne um conjunto de fotografias de vários projetos do autor, nomeadamente 'La Memoria y las Cosas, Memoria en la Raya e La Raya Rota'. E a exposição '100gentes' de Pedro Baltazar, que reúne um conjunto de 19 fotografias, onde pretende retratar o despovoamento do interior norte e centro do nosso Portugal, mais concretamente os distritos da Guarda e Bragança. A inauguração decorrerá às 21h00, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

De referir ainda a Maratona fotográfica 'Imagem & Território - Aldeias do Vale do Mondego', acontece no dia 16 de abril e é destinada a profissionais e amantes da fotografia; e o Roteiro Fotográfico 'Imagem & Território - Passadiços do Mondego', aberto a vários participantes (profissionais e amadores) que pretendam partilhar os seus registos fotográficos dos Passadiços do Mondego, realiza-se no dia 22 de abril.

Serão ainda realizados cinco debates, no TMG e no Museu, sob os temas de imagem e coesão territorial com vários oradores.

Recorde-se que estes encontros decorrem do projeto 'Transversalidades' e contam já com mais de uma década de existência dando destaque aos territórios transfronteiriços de baixa densidade. As atividades deste 6º Encontro visam estimular um debate crítico sobre os espaços onde nos inserimos, procurando gerar uma dinâmica virtuosa de desenvolvimento que reverta o ciclo vicioso em que mergulharam os territórios de baixa densidade.

À semelhança dos anos anteriores, os Encontros contam com o envolvimento da comunidade da Guarda, através de atividades em escolas, instituições sociais, de saúde e freguesias, visando levar esta arte a novos públicos, numa perspetiva de democratização cultural.

A iniciativa é uma parceria institucional ​do CEI (Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda) com a Aldeia de Crianças SOS – Guarda, Associação Cultural Ephemera, Estabelecimento Prisional da Guarda, Ensiguarda - Escola Profissional da Guarda, Escola Secundária da Sé, Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Fotoclube da Guarda, Junta de Freguesia da Faia, Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, Programa Imagens do Povo (Brasil), Unidade Local de Saúde da Guarda e Fujifilm.

​Consulte o programa completo aq​ui​. ​​

Imagem: Memória, Coesão e Literacia Visual no 6º Encontro “Imagem & Território”