Sabia que cada pessoa por ano em Portugal produz cerca de 200 Kilos de Biorresíduos? Os restos de comida não cozinhada, legumes, frutas, cascas de ovos, café, chá e outros alimentos ou os sobrantes de jardins e da manutenção de outras áreas verdes podem e devem ser transformados em matéria orgânica para compostos agrícolas. No Município da Guarda estamos a trabalhar para em breve dar início à separação destes resíduos, contribuindo para a redução da pegada ambiental.
O que são Biorresíduos?
Os biorresíduos são os lixos passíveis de serem compostados e de serem transformados em algo que pode ser novamente reintroduzido na Natureza e que erradamente até agora iam parar aos Aterros juntamente com o lixo doméstico indiferenciado. Em breve os Biorresíduos vão passar a ser depositados nos ecopontos castanhos.
O que acontece aos Biorresíduos que separo?
O Município da Guarda irá disponibilizar recipientes e contentores de cor Castanha para que todos possam em suas casas proceder à separação desses Biorresíduos. A recolha será feita pela Câmara e o encaminhamento para tratamento será depois da responsabilidade da Resistrela. Entidade que preparará esses mesmos resíduos para que voltem a ser reintroduzidos na Natureza, através da agricultura ou da jardinagem.
Que benefícios há o Ambiente?
Numa altura em que muito se fala da Economia Circular. Os Biorresíduos são o exemplo cabal de que o que nos dá a Natureza pode voltar a ela.
Tendo em conta que 40% do lixo que atualmente se coloca no contentor indiferenciado é composto por Biorresíduos e se passarmos a fazer o devido tratamento a estes mesmos biorresíduos, estaremos a diminuir a quantidade de lixo nos aterros e estaremos a contribuir para uma menor pegada ambiental.
Iniciativa no âmbito do projeto Valorização de Biorresiduos na Guarda, co fnanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR 2014-20, Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.