Circuito das Beiras com mais de duas dezenas de equipas inscritas

Desporto Informações e Serviços
03/05/2023

​O Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop vai recriar, de 14 a 17 de setembro, a prova desenhada por Tavares de Melo. Passados 120 anos, a cidade da Guarda é um dos pontos de passagem do Circuito das Beiras, a primeira prova automobilística por etapas realizada em Portugal, que ligará, novamente, o litoral ao interior num total de 400km.

Na apresentação, desta vez, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, referiu que 'acredito que o Circuito das Beiras será uma iniciativa para o futuro, pois carrega consigo dinamismo e, claro, a Guarda não poderia deixar de estar presente em mais uma ação do Clube Escape Livre.'

Nesta sessão foram revelados mais detalhes do Circuito das Beiras: o nome dos pilotos já inscritos e revelada a capa do livro que conta a história da prova da autoria do historiador José Barros Rodrigues.

Para o Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, 'perder a oportunidade de participar nas celebrações dos 120 anos do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop é não acrescentar ao currículo uma linha exclusiva e única no panorama dos eventos de veículos clássicos em Portugal.'

A prova conta já com: Tiago Gouveia, em Darracq de 1902, representando o Museu do Caramulo; Luis Mata Perez, num Berliet de 1926, participando pelo Museu de Historia de la Automotion de Salamanca; Márcio Fernandinho pelo Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco com um Graham-Page 1929; Pedro Vilas Boas, MG J2 de 1932; Manuel Simões em Adler de 1936; Carlos Silva em Citroen 11 BL de 1947; José Reis em Mercedes Benz 180 de 1954; Luis Lavin em Ford A de 1930; António Ribeiro em Wolsley de 1937; João Balau em Ford B 1932; e António Dionísio em Hotchkiss 'La Baule' de 1931.

Entre as viaturas mais recentes marca presença Isabel Tinoco com o MGA de 1959; Joaquim Costa Gomes com o Peugeot 403 de 1960; Francisco Belo com o Jaguar E-Type de 1967; e Fernando Taborda com o Alfa Romeo Giulia Sprint de 1968.

Na cerimónia estiveram ainda presentes o presidente da câmara municipal de Castelo Branco e o vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra.

A iniciativa visa recriar a prova criada e ganha por Tavares de Melo ao volante de um Darracq em 1903. A prova, agora no formato de passeio, embora com alguns slalom simples e provas de arranque, conta com um percurso com partida da cidade de Coimbra, passando pela Guarda e por Castelo Branco e chegada, novamente a Coimbra.

A prova épica, que conta com o apoio das câmaras municipais da Guarda, de Coimbra e de Castelo Branco, regressa 120 anos depois, nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro.

Imagem: Circuito das Beiras com mais de duas dezenas de equipas inscritas