Município da Guarda

Município da Guarda

Competitividade da Economia Regional, Logística e a importância estratégica do Porto Seco da Guarda em Debate na Conferência Interior 4.0

Economia e Inovação Informações e Serviços
12/05/2023
leitura do texto

​Sob a temática 'Competitividade: O futuro da Logística e da Cooperação Transfronteiriça' e especial enfoque para a criação do Porto Seco na Guarda, a primeira conferência Interior 4.0, decorreu na Guarda, a 11 de maio, no Café Concerto do TMG.

Com a sessão de abertura a cargo do presidente da Câmara da Guarda, do diretor do Jornal do Fundão e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, a iniciativa reuniu diversos especialistas e entidades ligadas à criação desta infraestrutura, que debateram as potencialidades de desenvolvimento económico e logístico, salientando também a importância do Porto Seco no domínio da cooperação transfronteiriça e da competitividade das empresas exportadoras da região.

Nesta Conferência, Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, reafirmou a 'importância fulcral para a nossa região e para o país desta infraestrutura (…) com espaço e condições para se afirmar no contexto da logística nacional e ibérica' acrescentando que 'a importância do corredor Atlântico (…) com utilização viável de comboios de grande capacidade é basilar e essencial contribuindo para o desenvolvimento nacional, servindo todo o tecido empresarial do Norte e centro de Portugal'.

O autarca referiu ainda que a estratégia da Câmara Municipal 'está a permitir que a Guarda se torne num verdadeiro HUB do Interior (…) alicerçado na transição digital, atraindo novas empresas e recursos humanos qualificados'.

Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional realçou que o Porto Seco na Guarda é prioritário e estruturante para o setor da Logística sendo também um fator estimulante para o desenvolvimento regional.

Marcos Iglesias, Alcalde do Ayuntamento de Cidade Rodrigo, na sua intervenção referiu que a Guarda e Cidade Rodrigo são dois núcleos principais na Raia Luso-Espanhola e que a cooperação transfronteiriça é fundamental para o seu desenvolvimento. A encerrar esta iniciativa os autarcas da Guarda, Gouveia e Seia procederam à apresentação do livro 'Pensar a Serra da Estrela'.​

Promovido pelo Jornal do Fundão, este ciclo de conferências sobre temas determinantes para o futuro do Interior acontece no âmbito da celebração da edição número 4000 deste semanário.

Imagem: Competitividade da Economia Regional, Logística e a importância estratégica do Porto Seco