Luto Municipal pelo Falecimento de Virgílio Mendes Ardérius

Informações e Serviços
17/05/2023

Luto Municipal pelo Falecimento do Senhor Padre Dr. Virgílio Mendes Ardérius, a 16 de maio de 2023

O Presidente Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Fernando da Silva Costa, no âmbito das competências que lhes são conferidas pelo n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, determina em expressão de justa homenagem, ao Senhor Padre Dr. Virgílio Mendes Ardérius, Luto Municipal, que se cumprirá, nos dias 17 e 18 de maio de 2023, com correspondente colocação da Bandeira do Município a meia haste.

Foi com enorme consternação que tomámos conhecimento do falecimento do Senhor Dr. Virgílio Ardérius.

Aos seus Familiares, Amigos e Paroquianos, ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.

Padre Virgílio Mendes Ardérius notável sacerdote, académico, dirigente, ilustre cidadão da Guarda, que pela sua dedicação, pela sua conduta para com o próximo, e em prol da causa pública, sempre com espírito voluntarioso, manifestou, particular desempenho pelo desenvolvimento do Concelho, competente e afável, conquistou, desde sempre, a simpatia, a amizade e respeito dos guardenses, um nome incontornável na defesa da educação, de uma Comunicação Social livre e do incondicional apoio às gentes da Guarda.

Pela sua afetividade e harmonia, deixa a sua marca nas Instituições por onde passou, bem como em todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer.

O Padre Virgílio Mendes Ardérius fica para sempre ligado a este Território e, em particular, ao Município da Guarda, onde desde muito cedo acompanhou os escuteiros, sendo o fundador de alguns núcleos da Região, paixão que acompanhou de muito perto, através da Fraternidade Nun´Álvares.

Foi nomeado Pároco da Sé em 1966, até aos anos 90. Durante estes anos foi um nome incontornável na e pela História da Cidade da Guarda. Seria impossível não recordar décadas de dedicação a uma missão tão nobre, a solidariedade e o serviço em prol de uma sociedade desprotegida, incansável 'amigo', nunca perdeu a esperança, nem cedeu perante as dificuldades.

Sempre ligado ao Associativismo, foi Diretor da Escola dos Gaiatos, na Guarda. Continuou depois como professor nas escolas públicas, a seguir ao 25 de abril.

Com um enorme espírito empreendedor e futurista, em 1989, assinou a escritura da conceituada e respeitada Fundação Frei Pedro.

Iniciando, assim, as suas atividades no campo da educação, com a criação do Instituto superior de Administração, Comunicação e Empresa (ISACE) veio, posteriormente a criar uma rádio local 'Rádio F' e um jornal regional intitulado 'Terras da Beira', para apoiar o próprio Instituto e preencher uma lacuna existente nos Meios de Comunicação Social Regionais.

A Cidade da Guarda, a 27 de novembro de 2022, numa justa e sentida homenagem de gratidão atribuiu-lhe, a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata.

Num momento doloroso, que a todos penaliza, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, não poderia deixar de manifestar seu profundo pesar e a sua solidariedade pelo falecimento de um nome incontornável na história da cidade.

É uma perda irreparável para todos nós e, obviamente, para a sua família com quem comungamos esta hora de dor.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal da Guarda, na convicção de que interpreto, fielmente, o sentimento de todos os Guardenses, determino o cumprimento de 2 dias de Luto Municipal, gesto que simbolicamente visa enaltecer um dos ilustres nomes do nosso Concelho. Com esta perda estamos todos de luto.

Guarda, 17 de maio de 2023,

O Presidente da Câmara Municipal da Guarda