Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço iniciam dia 23 de maio na Guarda

Cultura Informações e Serviços
19/05/2023

No próximo dia 23 de maio arrancam na Guarda as Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, iniciativa que se prolongará ao longo de um ano com dezenas de atividades que pretendem celebrar a vida e o pensamento de Eduardo Lourenço.

Professor, escritor, ensaísta e filósofo, Eduardo Lourenço foi um incansável pensador de Portugal, da sua identidade e destino, sendo unanimemente reconhecido como um dos maiores vultos da cultura portuguesa contemporânea.

As Comemorações do Centenário do patrono da Biblioteca Municipal da Guarda e mentor do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), - que têm vindo a ser preparadas, colaborativamente, pelo CEI e por várias entidades parceiras - arrancam no dia 23 de maio na aldeia natal do ensaísta, S. Pedro do Rio Seco (concelho de Almeida, distrito da Guarda ), com a inauguração de um memorial e de um percurso literário musicado com a participação de alunos de Almeida.

Na Guarda, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações tem início às 14h30, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), com a presença dos membros da Direção do CEI, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amilcar Falcão e o Reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero Ortega, o vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Manuel Salgado, bem como de familiares do ensaísta.

Após a inauguração da exposição fotográfica 'Contrariado, mas vou…', Eduardo Lourenço por Alfredo Cunha, tem início o Congresso 'Leituras de Eduardo Lourenço', que se prolongará pelo dia 24. A partir das 17h30 serão lançados dois livros de referência sobre a vida e obra do pensador: a 'Fotobiografia de Eduardo Lourenço', da autoria de Maria Manuel Baptista, Manuela Cruzeiro e Fernanda de Castro e 'Eduardo Lourenço - uma geopolítica do pensamento', de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi.

Para o final da tarde deste dia de aniversário está marcada a inauguração da escultura 'Eduardo Lourenço' do artista plástico guardense Pedro Figueiredo, no Jardim José de Lemos, pelas 18h30. E à noite, pelas 21h30, o Concerto 'In Memoriam de Eduardo Lourenço', pela Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a direção do Maestro Osvaldo Ferreira e a participação especial do ator José Neves, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Já no dia seguinte, 24 de maio, na BMEL, acontece o Congresso 'Leituras de Eduardo Lourenço' e pelas 17h30 o lançamento do livro 'Vida Partilhada: Todos nós Ibéricos', de Eduardo Lourenço.

No mesmo dia e ainda na BMEL será inaugurada pelas 18h00 a Exposição 'Feito de papel com um coração no fundo: Sobrevoando a «Mala» de Eduardo Lourenço - Mostra de Livros da Biblioteca de Eduardo Lourenço', com curadoria de Maria Manuel Baptista, Fernanda de Castro e Beatriz Stutz (Universidade de Aveiro/CLLC).

O programa completo, assim como todas as informações sobre os respetivos eventos, está disponível na página do Centenário em www.centenarioeduardolourenco.pt .

Todas as iniciativas têm entrada livre.

Imagem: Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço iniciam dia 23 de maio na Guarda