Economia e Inovação Informações e Serviços
19/05/2023

​Os municípios da Guarda, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Manteigas e Seia assinaram mo dia 19 de maio, um contrato de parceria para execução dos estudos relativos ao 'Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)'.

Na sessão, que teve lugar na Sala António Almeida Santos, da Câmara Municipal da Guarda, o presidente da autarquia afirmou que 'é fundamental considerar o estudo do recurso 'Água', como fator de desenvolvimento sustentável para toda a região'. Sérgio Costa acrescentou ainda 'como autarcas temos de encontrar os instrumentos e as soluções para responder às necessidades das populações e proporcionar o aumento da resistência e da resiliência dos territórios'. A cerimónia contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e com os presidentes de Câmara dos Municípios signatários do contrato.

O estudo tem como objetivos o planeamento e a gestão integrada dos recursos hídricos da totalidade da área do conjunto dos municípios do PNSE, como fator potenciador do desenvolvimento social e económico dos vários setores de atividade com destaque para os setores do abastecimento de água potável, Agricultura, Pecuária e Florestas, Hidroeletricidade, Indústria e Turismo.

A gestão administrativa e executiva desta parceria é da responsabilidade do Município da Guarda, fazendo parte da mesma todos os Municípios signatários do contrato. Ainda no seguimento deste acordo de parceria será criada uma estrutura de acompanhamento para a qual serão convidados a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, as Associações de Produtores Agrícolas, as Entidades do Sector de Turismo, as Estruturas pertencentes ao Sistema de Investigação Científica e Tecnológica e as Entidades Gestoras de Redes de Distribuição de Água.

Imagem: Municípios do PNSE assinam parceria para Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos