Ambiente Informações e Serviços
06/06/2023

Guarda apresentou novo sistema de gestão de rega de jardim inteligente e APA anunciou algumas medidas para gerir o consumo de água: a dessalinização e o aumento das reservas são algumas das apostas para aumentar recursos hídricos.

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, o Município da Guarda promoveu uma conferência que teve como mote a Gestão do Consumo de Água.

Sendo a seca hidrológica um dos assuntos da ordem do dia e uma das grandes preocupações ambientais, é cada vez mais premente promover o consumo sustentável de água, a otimização dos processos produtivos e o uso de água reciclada, por forma a diminuir a pegada hídrica.

Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, 'falar de moderação do consumo de água é pensar no futuro sustentável do nosso território e da nossa comunidade'. O autarca salientou ainda que 'é determinante sensibilizar mentalidades e tomar decisões políticas para promover a moderação do consumo de água, garantindo a sustentabilidade e a disponibilidade deste recurso essencial. A única atitude responsável é combater o desperdício e educar consciências, valorizando a importância da água e os problemas associados ao seu consumo excessivo'.

Nesta sessão, a Câmara da Guarda apresentou o projeto piloto de telegestão do sistema de regas de jardim que é uma das medidas de moderação do consumo de água em curso. Com este sistema, implementado em cinco jardins da cidade, é possível monitorizar e gerir, em tempo real, de forma mais eficiente a utilização deste recurso. A redução drástica da rega nos jardins, a reconversão de jardins de relva para arbustos, e a monitorização e telegestão do volume dos depósitos, são algumas das medidas em curso para a gestão do consumo de água do concelho.

Sérgio Costa acrescentou ainda que, à semelhança do que já está a acontecer na cidade, o Município já ' iniciou a plantação de milhares de árvores em todo o concelho', considerando que 'as árvores e as florestas desempenham um papel fundamental na atração e conservação da água'.

Para além das medidas que a Câmara Municipal da Guarda está a tomar para salvaguardar os recursos hídricos do concelho o edil sublinhou que 'os cidadãos têm um papel fundamental na moderação dos consumos de água'.

Nesta Conferência, Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, salientou que 'a melhor resposta que devemos ter à seca, é usar melhor a água, sermos mais eficientes, sem prejuízo de tentar encontrar novas fontes de água como interligar barragens ou usar as ApR (águas para reutilizar) para regar os jardins', entre outros usos possíveis.

Pimenta Machado afirmou ainda que 'temos que nos adaptar à nova realidade apostando na eficiência e em novos métodos de captação de água' referindo como exemplo a Central de Dessalinização no Algarve, um investimento já em curso, e que o mesmo está a ser pensado para a região de Odemira.

Na sua intervenção, o responsável da APA, felicitou o Município pela preparação do território para as mudanças climáticas que estão a acontecer.

As medidas de moderação do consumo de água – O papel da Câmara, pelo chefe de Divisão de Ambiente da Autarquia, Rui Melo; O futuro da água - Ameaças, Desafios e Oportunidades, pelo presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Jorge Cardoso Gonçalves; A Situação dos Recursos Hídricos na Região Centro, pelo administrador da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Nuno Bravo, foram algumas das temáticas abordadas nesta conferência sobre a Gestão do Consumo de Água, moderada por Pedro Rodrigues, professor do Instituto Politécnico da Guarda.

Seguiu-se, na Praça do Município, a apresentação do novo Equipamento Móvel de Abastecimento de Água, adquirido em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, através do Fundo Ambiental. Esta viatura visa abastecer a população e os depósitos do concelho, sempre que se verifique essa necessidade.

A culminar as comemorações do Dia Mundial do Ambiente, foi inaugurada, no Centro Comercial La Vie, a exposição 'A Arte a Preservar'. Esta mostra acontece no âmbito do projeto ambiental 'GO Green', desenvolvido pelo La Vie, que tem como objetivo principal a dinamização conjunta de ações na vertente da sustentabilidade ambiental, principalmente exposições e outras iniciativas que promovam a alteração para hábitos e comportamentos cada vez mais sustentáveis na proteção do planeta.

Imagem: Conferência sobre Gestão do Consumo de Água no Dia Mundial do Ambiente, na Guarda