Município da Guarda

Município da Guarda

GUARDA IN JAZZ, em julho: jazz ao ar livre na Guarda

Cultura Informações e Serviços
13/06/2023
leitura do texto

Entre 10 e 16 de julho, o jazz vai ecoar na Guarda com os espetáculos ao ar livre na esplanada do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e na Alameda de Santo André: está de regresso o Guarda in Jazz. E no cartaz: Troll's Toy, Fred – Madlib, Júlio Resende Fado Jazz Ensemble, Jeffery Davis Quinteto, Jéssica Pina e Solaris com Grupo de Cantares da Arrifana.

Guarda In Jazz é um festival consagrado na agenda cultural guardense, iniciativa que tem marcado os últimos anos e que se destaca também no panorama nacional devido à sua versatilidade estética e ao seu ecletismo artístico; com um cartaz que junta músicos emergentes e consagrados, de várias origens musicais e até com contributos locais.

O Guarda in Jazz não é, pois, um festival de jazz ancorado nos cânones estritamente tradicionais desta linguagem musical, mas sim um acontecimento musical aberto e abrangente, que celebra e dá ênfase à fusão, à experimentação, e às contaminações artísticas entre o jazz e outros géneros como o Rock, as Músicas do Mundo, a Eletrónica, o Funk, o Swing, a Erudita, o Hip hop, a improvisação ou o Fado. É desta versatilidade de confluências que se faz o Guarda In Jazz e que contribui para a adesão de públicos muito diversificados. A edição de 2023 não é exceção e segue a mesma estratégia orientadora, com uma criteriosa seleção de músicos de grande qualidade e diversidade, num programa com 6 concertos e mais de 20 músicos, para consolidar, cada vez mais, o festival no panorama cultural português.

À semelhança do que aconteceu no festival de 2022, esta edição do Guarda In Jazz decorre em dois espaços distintos ao ar livre: na esplanada do Café Concerto do TMG e a Alameda de Santo André, local onde decorrerá o Guarda Wine Fest.

PROGRAMA GUARDA IN JAZZ

10 Segunda

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

TROLL'S TOY

Os Troll's Toy são um power trio que faz uma fusão enérgica entre jazz e rock, tendo lançado um dos mais surpreendentes discos recentes dentro desta estética especial. A banda editou em 2019 o disco de estreia, o qual já exibia a sua feroz originalidade: música enérgica que dilui fronteiras, atravessando os universos do rock e do jazz. O novo disco não é apenas a continuação da fórmula, é o seu aperfeiçoamento.

Guitarra elétrica - Jorge Loura

Saxofone tenor - Gabriel Neves

Bateria - João Martins

----

11 Terça

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

FRED - MADLIB

Frederico Ferreira, mais conhecido por Fred, é um dos mais versáteis bateristas portugueses e conta com mais de 20 anos de carreira com projetos como Orelha Negra, Buraka Som Sistema ou Banda do Mar. Neste projeto próprio, Fred reinterpreta a música jazz-funk-hip hop do influente produtor e músico norte-americano Madlib.

Bateria - Fred

Vibrafone - Eduardo Cardinho

Saxofone - Tomás Marques

Baixo - Márcio Augusto

Teclados - Karlos Rotsen

----

12 Quarta

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

JÚLIO RESENDE FADO JAZZ ENSEMBLE

O Júlio Resende é um pianista muito criativo com formação jazz e clássica que já tocou com grandes artistas como Salvador Sobral, Ana Moura, Cristina Branco, Carlos Bica, Maria João ou António Zambujo. Neste projeto envereda por uma inovadora e original fusão entre as linguagens do jazz e do fado, com uma elegância e sensibilidade artísticas únicas.

Piano - Júlio Resende

Guitarra portuguesa - Bruno Chaveiro

Contrabaixo - Rodrigo Correia

Percussão - Alexandre Frazão

-----

13 Quinta

Esplanada do Café Concerto TMG

19h00

JEFFERY DAVIS QUINTETO

O quinteto do vibrafonista Jeffery Davis privilegia a melodia e harmonia do jazz, em músicas construídas com ritmo contagiante e sedutor. Deste magnífico projeto de músicos de jazz faz parte o baterista guardense Marcos Cavaleiro, músico aberto a múltiplas experiências musicais, e que enriquece sobremaneira a musicalidade do Jeffery David Quinteto.

Vibrafone - Jeffery Davis

Piano - Óscar Marcelino da Graça

Saxofones - José Soares

Bateria - Marcos Cavaleiro

Contrabaixo - Francisco Brito

-----

15 Sábado

Alameda de Santo André no Guarda Wine Fest

21h30

JÉSSICA PINA

Jéssica Pina é um talento musical nato da nova música portuguesa. Trompetista e cantora de jazz de fusão com ritmos afro-latinos, Jéssica Pina tem já um percurso artístico relevante no panorama musical português. Para além da sua própria carreira, tem tocado com músicos como Bruno Pernadas e Marco Barroso (LUME), tendo participado nalguns dos mais importantes festivais de jazz nacionais.

Trompete - Jéssica Pina

Teclado - Giovanni Barbieri

Bateria - Eron Gabriel

-----

16 Domingo

Alameda de Santo André no Guarda Wine Fest

18h00

SOLARIS com Grupo de Cantares da Arrifana

O Quarteto Solaris, liderado pelo saxofonista João Vaz Pinto, é constituído por músicos com larga experiência no repertório jazzístico. Neste projeto especial, o coletivo Solaris realizou uma residência artística com o Grupo de Cantares da Arrifana, numa enriquecedora experiência de fusão entre as linguagens do jazz e da música coral de raiz tradicional.

Saxofone - João Vaz Pinto

Piano - Aurélien Viera Lino

Baixo - Pedro Teixeira

Bateria - André Mota

Descarregue o programa aqui.

Imagem: GUARDA IN JAZZ, em julho: jazz ao ar livre na Guarda