Guarda reconhecida com Bandeira de Mérito Social

Cidadania e Participação Informações e Serviços
19/06/2023

O Município da Guarda foi distinguido com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), tornando-se o primeiro município do distrito a receber a distinção. O galardão foi entregue por Ricardo Pocinho, presidente da ANGES, no dia 16 de junho, durante o primeiro Encontro de Diretores Técnicos do Distrito da Guarda.

Segundo o presidente da ANGES a autarquia guardense deu mostra de um conjunto de ações junto da população mais vulnerável e pelo apoio aos mais necessitados, às famílias e às instituições.

Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, agradeceu a distinção e dedica-a a todo o concelho e a todas as instituições particulares de solidariedade social 'que prestam um serviço de excelência a todos os seus utentes'.

Segundo o autarca, 'o Município da Guarda, abraça as suas responsabilidades na definição de políticas de cooperação, no acompanhamento e no desenvolvimento das instituições que no seu dia a dia, vivem esta realidade. A Guarda depara-se com uma baixa densidade populacional e uma elevada taxa de envelhecimento, que nos coloca desafios que importa ultrapassar, trabalhando sempre, para o bem-estar bio-psico-social da nossa população mais envelhecida'.

O Município da Guarda tem afirmado a aposta na Economia Social do Concelho. O edil refere que 'como eixo prioritário da nossa gestão autárquica, (…) representou o apoio financeiro de cerca de 700 mil euros em apenas 1 ano, na comparticipação do valor em novos projetos das nossas IPSS, (…) permitindo que a Guarda se torne uma referência futura na área da Gerontologia'.

Instituída desde agosto de 2022, a Bandeira de Mérito Social é uma distinção atribuída com base no papel de um município: o investimento nas organizações sociais e as medidas para combater a vulnerabilidade e as necessidades do território e da população.

A cidade da Guarda foi a quinta cidade do país a receber este prémio. O primeiro Encontro de Diretores Técnicos do Distrito da Guarda contou com mais de 100 participantes e diferentes entidades públicas, onde foram abordados temas como a 'Gestão de Recursos Humanos' e 'Comunicar na demência'.

Imagem: Guarda reconhecida com Bandeira de Mérito Social