Agustina Bessa-Luís vence Prémio Eduardo Lourenço 2015

24/04/2015

A escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís foi a galardoada com o Prémio Eduardo Lourenço 2015. A decisão foi hoje (24 de abril) anunciada por Victor Amaral, Vereador da Educação, Cultura e Turismo da Câmara da Guarda, que presidiu, em representação do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, à reunião do Júri do Prémio Eduardo Lourenço 2015, realizada na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda.

O Júri decidiu atribuir o Prémio a Agustina Bessa-Luís em reconhecimento da sua grande projeção nacional e internacional, expoente máximo da cultura portuguesa e ibérica, e valorizou na sua obra a profunda consonância com a grande tradição cultural ibérica, capaz de integrar e compreender Cervantes e Fernão Mendes Pinto, Nuno Gonçalves e Vélasquez.

Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, celebrizada pelo pseudónimo literário Agustina Bessa-Luís, nasceu em 1922, em Vila Meã, Amarante. A Escritora é uma figura referencial da literatura portuguesa e da língua portuguesa, tendo a sua obra ancorado a produção literária das últimas décadas e inspirando escritores, ensaístas e leitores. O Prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

Para além do Vereador da Educação, Cultura e Turismo da Câmara da Guarda, o júri que hoje decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2015, foi formado por João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, María Ángeles Serrano, Vice-Reitora da Universidade de Salamanca, Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor, professores da Universidade de Salamanca, Manuel Santos Rosa e Pedro Pita, professores da Universidade de Coimbra, e por mais três personalidades convidadas: Santos Justo e Pedro Bingre do Amaral (indicados pela Universidade de Coimbra) e José Luis Puerto (indicado pela Universidade de Salamanca).

A sessão solene de entrega do galardão terá lugar, na Guarda, em data a anunciar.

Imagem: Agustina Bessa-Luís vence Prémio Eduardo Lourenço 2015